• Maria Correia

10 bateristas brasileiros para seguir no Instagram


Um dos instrumentos mais injustiçados do metal e do rock, a bateria merece nossa atenção. Responsável por manter todos os instrumentos seguindo determinado ritmo, é esse instrumentista que junto do baixista, torna a sua música favorita mais “batucável”. Separamos nesta lista 10 dos bateristas que mais se dedicam na divulgação do instrumento no Instagram, e por isso, merecem a sua atenção. Esta seleção é feita para quem deseja saber mais sobre a bateria, ou mesmo melhorar o seu feed com mais música!


1 – Eloy Casagrande (https://www.instagram.com/eloycasagrande/)

O músico que ficou conhecido por seu trabalho como baterista no Sepultura, fornece dicas sobre o instrumento e também oferece aulas online em seu site oficial. Mesmo em turnê, Eloy não deixa de dar atenção àqueles que buscam saber mais sobre a bateria. O baterista que iniciou sua carreira tocando na banda Gloria, também já fez parte dos músicos de apoio de Andre Matos, em sua carreira solo.


2 – Aquiles Priester (https://www.instagram.com/aquilespriester/)

Um tutorial completo de como apostar na carreira de baterista, e até conseguir patrocinadores! Aquiles Priester, baterista que ficou popular em sua passagem pelo Angra, mas atualmente está no WASP e já tocou em diversas bandas, é um vendedor do ofício de baterista. Além de divulgar várias iniciativas relativas à bateria, ele também é mais um dos que oferece cursos e masterclass pelo Brasil inteiro.


3 – Ivan Busic (https://www.instagram.com/ivanbusic.official/)

O baterista do Dr. Sin também é bastante ativo nas redes sociais, seja divulgando seus cursos de bateria, acessórios que utiliza em seu instrumento ou mesmo novidades de sua banda. Para o músico, nunca é tarde de mais para aprender o instrumento e nem cedo demais, em seu método para crianças é possível encontrar mini-bateristas de apenas três anos! 


4 - Thiago Mateu (https://www.instagram.com/mateuthiago/)

Um gênero do metal que começa a se popularizar novamente no Brasil, o metal sinfônico, tem entre os principais destaques a banda Lyria. E é o baterista dela que entra nesta lista de destaques para seguir no Instagram. Thiago Mateu também dá aulas de bateria e inclusive desenvolveu técnicas adaptadas para crianças autistas, chegando a participar do programa Encontro, da Fátima Bernardes (TV Globo). Em seu Instagram é possível acompanhar os ensaios do músico, além de dicas e mini-aulas gratuitas!


5 – Max Kolesne (https://www.instagram.com/max_kolesne/)

Considerado por muitos um dos melhores bateristas de death metal do mundo, Max é o baterista do Krisiun. Durante a pandemia ele tem se dedicado a participar de diversas lives sobre a bateria, dando diversas dicas sobre o instrumento. Alcançando entre 250 e 270 bpm em diversas músicas e apresentações ao vivo, habilidade é o que não falta para este baterista!


6 – Amilcar Christófaro (https://www.instagram.com/amilcarchristofaro/)

O baterista do Torture Squad conta com linhas em seu nome das baquetas C Ibanez, e dos pratos Orion Cymbais. Isso não é qualquer coisa. Em seu Instagram, o fã de bateria consegue acompanhar a agenda de entrevistas do músico, além de conhecer a rotina do baterista, que está gravando o próximo álbum da TS - e ele posta várias fotos dos pets, o que também é ótimo!


7 – Ricardo Confessori (https://www.instagram.com/ricardoconfessori/)

Shaman, Angra, Korzus e até Massacration! O baterista Ricardo Confessori é endorsado pelos pratos Zildjan, peles e bateria Yamaha, entre outros. No instagram do músico é possível vê-lo em performances na bateria, a vida em família, muito #tbt e ainda: aventuras pela guitarra. Um músico aventureiro.


8 – Fernando Schaefer (https://www.instagram.com/fernandoschaefer/)

Conhecido como Fernandão, alcançou popularidade ao entrar para o Korzus, embora também tenha tocado com Pavilhão 9, Rodox, Kiko Loureiro, Treta, Sangue Inocente, Paura e Endrah. Atualmente é baterista nas bandas Worst e Powerflo. O músico dá aulas gratuitas, no YouTube, e também, durante esta pandemia, seus cursos de bateria tornaram-se online em seu site oficial.


9 –  Bruno Valverde (https://www.instagram.com/bruno_valverde/)

Atual baterista do Angra, Bruno Valverde também faz parte do trio instrumental de Kiko Loureiro. Leciona online e compartilha partituras de músicas do Angra em seu site oficial. Ativo no Instagram, ele produz uma série de conteúdos testando produtos, ensaiando e divulgando suas aulas e entrevistas.


10 – Jorge Casagrande (https://www.instagram.com/jorgecasagrandeoficial/)

Baterista desde 1984, Jorge Casagrande lidera uma orquestra de 15 bateristas no Rio de Janeiro e é responsável pela Escola de Bateristas. Em sua carreira acumula mais de 120 apresentações, chegando a tocar também em programas de canais de TV como Multishow, TV Record, entre outros. Em seu Instagram, divulga seus cursos online e conteúdos exclusivos oferecidos no canal no YouTube.


Fonte: OrBe Comunicação