• Andre Santos

Resenha – Basttardos “o diferencial é a criação e a paixão pelo trabalho”


Os cariocas da banda Basttardos esteve presente em várias mídias e veículos de circulações especializadas do nosso universo Rock’ n Roll, Metal e suas vertentes. Depois de uma excelente repercussão de seu 2º álbum de trabalho intitulado “O Último Expresso” lançado em 2015. o “Blogger MNP”, vem a falar sobre seus dois registros como: “Dois Contra o Mundo” e de seu recente trabalho “O Último Expresso”, demonstrando a evolução da banda e o crescimento entre esses dois trabalhos.

As canções têm o dom de nos tirar da realidade quando nos toca, ou mesmo nos levando até ela ficamos reféns no melhor sentido da expressão e assim acontece com a proposta musical do Basttardos juntamente com ‘Alex Campos’ na linha de frente sempre criando as composições.

Ficha técnica: Gravado no Studio Attack, Rio de Janeiro, 2012.

Produção: Alex Campos e Pratick Dias,

Gravação, Mixagem e Masterização: Patrick Dias e Igor Santos

Para ouvirmos e mergulharmos na obra da banda, cabe buscar o seu primeiro registro lançado em 2012, intitulado “Dois Contra o Mundo”. Este EP produzido pelo próprio Alex, é detentor de seis faixas que mesclam entre o Hard/Rock’ n Roll com algumas pitadas agressivas, onde os mesmos conseguem agradar aos ouvintes. E já podemos sentir isso na faixa “Sua Cama” que abre este (EP), mostrando que Alex Campos domina seu registro em vocais, com arranjos à altura, seguido de uma boa letra. Em seguida vem acompanhada da faixa “Nem Agoniza”, uma canção bem expressiva.

A terceira composição "Presencio Tua Ausência" presente nesse EP vem regada de violão nos trazendo um clima de velho oeste, entregues aos versos: “Eh meu amigo, quanto tempo faz que não te convido/ mesmo à vício/Consumindo mas, aumentando o risco/Presencio tua ausência/Afinal cabe a ti renovar ou morrer!” . Que logo em seguida vem a faixa “Olhos Negros” uma das canções bem contagiante do EP. A quinta canção desse trabalho é a “Fake” uma composição que nos fala sobre a vida irreal que algumas pessoas levam mascarando seu universo. A música “Dois Contra o Mundo” que fecha o registro desse (EP) é um autêntico Rock’ n Roll, embalada com muito peso cadênciado com uma letra forte em sua composição.

Ficha técnica: Gravado no Studio Fil Buc Productions, Rio de Janeiro, 2015.

Gravação, Mixagem e Masterização: FIl Buc. [filbuc.com].

Todas as músicas, letras & arranjos por: Alex Campos

Produção: Alex Campos.

Em 2015 a banda mantem seu legado! O Basttardos lança oficialmente em dezembro o seu 2º trabalho intitulado ”O Último Expresso”. Este Full-lenght contem 5 faixas, produzidas e compostas por Alex Campos um dos principais integrantes do Basttardos. Vejo este trabalho como um dos principais lançamentos do ano de 2015, sendo uma pérola que mantenho em mãos e a cada audição desse magnifico projeto, descubro algo ímpar em suas composições, pois Basttardos veio simplesmente para se diferenciar na cena Rock’ n Roll brasileira demonstrando em sua alma “o jeito Basttardo de ser”, sem soar cópia e sendo original ao seu projeto.

O Full – Lenght inicia com a canção “Basttardos” que começa com sons que nos leva para dentro de um filme de faroeste e que deixa a mensagem bem óbvia que o Expresso chegou de pistolas carregadas.

A segunda composição do CD nos embala com “Licor de Cereja”, uma faixa delirante que te desafia ao mais provocante instinto como um veneno que te devora intensamente.

A terceira audição vem da “Despertar do Parto” que fala sobre o despertar do forte e verdadeiro amor de um filho que me levou a uma emoção suprema. E posso destacar essa composição como a mais forte desse debut, pois como pai posso dizer com propriedade que trata –se de uma canção mágica, de um sentimento puro.

A quarta composição fica por conta da “Exilados”, faixa que fala sobre a impunidade do governo e deixa a seguinte mensagem: “Minha confiança não se compra com dinheiro”, demonstrando o quanto devemos ser guerreiros em nosso País.

E para encerramos a audição, chegamos à faixa “Terceiro Elemento”, onde podemos perceber a participação do pequeno ‘Breno Campos’ na composição. A mesma vem sedenta de sangue e propaga que o Inferno é a Terra e acrescenta a seguinte mansagem: “ Descanse em Paz...”

“O Último Expresso”, esse registro chegou trazendo o legado de um “bando de Basttardos”, como preferem ser chamados, onde os mesmos coroaram o ano de 2015 como um dos melhores lançamentos dentro do cenário underground brasileiro. “O Legado Importa Mais” (Basttardos).

Deixo a aqui em minhas pequenas palavras me sinto muito honrado em estar descrevendo o registro de uma das bandas que me tornei fã. Espero de alguma forma trazer um pouco de informação no que se refere ao som dos Basttardos e, fica a dica a quem ainda não teve o privilégio de conhecer o trabalho desses Cariocas.

O Bando é formado por:

Alex Campos (Vocal/Guitarra)

Affonso Valasquez (Baixo)

Bernardo Martins (Bateria)

#AndréSantos #Bandas #Basttardo #Álbuns #HardRock #RocknRoll #Resenhas

As opiniões expressas nesse site são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião de seus editores.

Site criado por JP Carvalho da JPGraphix, para Metal No Papel 2017 / 2020 - Todos os direitos reservados.

O site Metal no Papel tem sede à Rua Joaquim do Lago, 339 Casa - Balneário Mar Paulista, São Paulo, SP

CEP: 04463 - 080 - mnp.metalnopapel@gmail.com