top of page
  • Andre Santos

Vulcano – XIV: o álbum da grande clássica banda litorânea


Nacional

Vulcano, sim é uma das mais clássica e antiga banda de Metal extremo brasileiro, e, suas raízes estão no gênero Black e Death Metal. Formada na baixada Santista Paulista em 1981, foi considerada pelo jornal A Tribuna de Santos, como a maior banda da história do Rock Santista. Esses jovens dinossauros de 36 anos do Underground nacional, já caminha na estrada com uma discografia considerável e como já é de costume, desde o início da carreira, a banda sempre proporciona um som de extremo peso. E entre tantos álbuns lançados pela banda, aqui não poderia ser diferente, então o novo título VIX, novo álbum disponibilizado neste ano de 2017, pela banda Vulcano que tráz neste novo projeto linhas bem agressivas, que estão presente nas 10 composições, que ao certo vai agradar muitos fãs de Metal.

Se pegarmos ao passado da banda, veremos que os veteranos do Metal nacional sempre tiveram a preocupação de trazer ao público canções em nossa língua pátria e o propriamente o Inglês dito. Mas no caso de XIV, não há composições voltadas a língua portuguesa. A banda tráz uma capa simples, mas com as devidas informações, demonstrando que, o que importa na verdade é simplesmente o que está dentro da bolacha, que apresenta uma imensa riqueza sonora.

Nesse novo projeto, a banda tráz aquela temática sempre usada em registros anteriores, tais como: escuridão, trevas, morte e destruição, entre tantos outros. Então, não se preocupem, pois o som da banda está matador e visceral como sempre, e já é bem perceptível em algumas faixas.

Já iniciando o petardo temos a “Propaganda and Terror”, já nos conduzindo no que vamos encontrar pelas próximas audições,onde a música é explosiva, que por vezes nos lembra um Thrashão.

A segunda fica por conta de “Thunder Metal”, onde a dinâmica do som é bem carregada, colocando em evidência toda a essência de ‘Arthur Von’ (batera), e propriamente a da banda, que logo percebemos que a menção referente que fiz acima está constante presente em seu som.

A terceira já é uma bela homenagem, onde a canção intitulada de “The Tides of Melted Metal”, que em alguns trechos da faixa chama muita atenção por citar alguns nomes do Metal como; Venon, Sodom, Hellammer, Slayer, Bathory entre outros. E as porradas seguinte do petardo vem por vez de “Necrophagy, e Behind the Curtains”, cheias de riffs azedos.

“Thou Shalt not Kill”, tem uma levada um pouco diferente, mas sem deixar aquele peso essencial que mescla a rispidez do extremo aliado a pitadas do velho e bom Rock’n Roll. Outras boas estilingadas do álbum são as “Paradise on Holocaust, e “The Face of the Abyss” carregadas de riffs ultra rápidos e azedos, que te pegam na veia.

Os nossos tímpanos não tem sossego, pois a pancada ainda come solta em “To Kill or Die”, que chega de forma eloquente, te envolvendo de tanta energia, onde a faixa te dá um belo tapa na “face”. E, para finalizar as audições de XIV, temos a “I’m Back Again”, uma das canções que demonstra a originalidade dos mestres da música extrema, que a preserva com muita identidade, uma coisa que somente o Vulcano mantém.

Ressalvas: Mais um belo registro feito por essa grande banda de suma importância no Underground brasileiro e, como sempre um trabalho impecável! Parabéns família Vulcano.

Vulcano:

Luiz Carlos Lousada - Vocal

Zhema Dizer - Guitarra

Gerson Fajardo - Guitarra

Carlos Dias - Baixo

Arthur Von Barbarian - Bateria

Tracklist:

1. Propaganda and Terror

2. Thunder Metal

3. The Tides of Melted Metal

4. Necrophagy

5. Behind the Curtains

6. Thou Shalt not Kill

7. Paradise on Holocaust

8. The Face of The Abyss

9. To Kill or Die

10.I’m Black Againn

Contatos:

bottom of page