top of page
  • Andre Santos

SAVE US FROM OURSELVES – Trará um fôlego novo à banda DESALMADO


Nacional

Black Hole Productions

Depois do nada menos delicado Split - In Grind We Trust (2016) se preparem, pois a banda Desalmado, chega com outra pedrada, que irá consolidar sua carreira. Dessa vez a banda teve a preocupação de trazer um novo projeto todo composto por composições voltadas à língua inglesa e o projeto carrega o título Save Us From Ourselves. Às vezes vocês podem imaginar ou se perguntarem: Será que a banda saiu de seu contexto? Não, a banda segue com sua temática inalterável. Eis o motivo dessa preocupação: a banda quer levar suas mensagens a outros níveis e com isso alcançar todas as “massas” de uma sociedade. E pelo que podemos notar de fato, a mesma está totalmente focada em apresentar um trabalho muito bem lapidado, pois o quarteto paulista teve a preocupação de participar efetivamente de todas as texturas e camadas de cada composição presente dentro de “Save Us From Ourselves”.

Save Us From Oursalves, foi todo produzido pelos músicos da banda ao lado de Hugo Silva. O mesmo fez a mixagem e a masterização ficou a cargo da Absolute Master. As gravações ocorreram no Estúdio Family Mob em São Paulo e todos os recursos foram voltados a trazer um disco mais cuidadoso. Já a arte do petardo ficou a mão do artista Jeca Paul. O artista já tinha trabalhado com o Desalmado, criando outras texturas como: Poster’s e vídeos, mas é primeira vez que o artista desenvolve uma arte voltada para a capa de um álbum da banda. Esse novo projeto elaborado pela banda, trás algumas participações especiais, como: Thiago Sonho (baterista e percussionista, e ex – Desalmado), Leo Mesquita (Surra) e de Raphael Miranda, dando um grande destaque ao álbum.

Save Us From Oursalves, além de trazer as linhas do Grind, que já formam as raízes da banda, conseguimos notar também algumas pitadas do Death Metal e de outros estilos, das vertentes da música pesada.

O pacote está recheado de nove faixas brutais, mas também muito bem apuradas e a dinâmica se encontra bem elaborada, suas instrumentações bem niveladas. Tudo se encontra em perfeita harmonia, com os vocais extremamente alinhados e audíveis.

O álbum em si já começa espetando os tímpanos (quem conhece a sonorização do Desalmado, sabe do que me refiro, pois os caras não pouparam em nada, o peso está ensurdecedor, tudo funciona como um rolo compressor), isso tudo aliado a composições curtas e bem energética, como no caso da faixa que abre os serviços do petardo, “Privilege Walls” e “It’s Not Your Business”, são responsáveis pelo inicio do álbum, já começando de forma bem azedas. As mesmas já demonstram o que vamos encontrar pela frente.

“Save Us From Oursalves” faixa título do álbum e, podemos dizer que é o grande destaque do pacote. A canção é bem climática e no inicio de sua introdução temos uma interação tribal, que une acordes nervosos, ganhando uma acidez que se junta a vocais rasgados, dando uma ambientação mortífera em todo o conjunto. Em seguida, temos a “Black Blood”, que é mais uma surradeira, como no inicio do álbum. Outra faixa bem legal com clima meio soturno em sua ambientação é “Blessed by Money”, que trás uma levada bem carregada, horas ela transita pela vertente Death Metal, mas com todo o fôlego do Grind, tornando-a bem envolvente em todo o seu andamento.

Seguindo o mesmo clima da faixa anterior, temos a “Bridges to a New Down”, outra que se destaca no álbum, pois suas elaborações empregadas na composição estão ótimas, trazendo uma pegada mais cadenciada, mas sem deixar aquele lado mortífero que encontramos na vertente do Death Metal. “Corrosion” exala fúria incontrolável emitida por cada urro jogado na canção, e, seguindo o espanco temos a “Binary Collapse”, com a mesma intensidade da anterior. E, para fecharmos os serviços, temos a “Exist and Resist”, tão boa e esmagadora quanto às anteriores, porém, intensa e despeja brutalidade o tempo todo em seu compasso.

De fato, seu álbum Save Us From Oursalves prova o quanto a banda Desalmado vem se amadurecendo a cada disco lançado. E a prova maior está ai presente em seu novo projeto! Agora só cabe a nós aguardarmos o lançamento oficial que ocorrerá no dia 06 de Fevereiro, pelas parcerias de Black Hole Productions, Helena Discos e banda.

TrackList:

1. Privilege Walls

2. It’s Not Your Business

3. Save Us From Oursalves

4. Black Blood

5. Blassed by Money

6. Bridges to a New Down

7. Corrosion

8. Binary Collapse

9. Exist and Resist

Desalmado:

Caio Augusttus – vocal

Estevam Romera – guitarra

Bruno Texeira – baixo

Ricardo Nutzmann - bateria

bottom of page