top of page
  • Andre Santos

GOMORRAA - O novo “Negro Culto de Rais” 2018: traz a história do militar que lutou ao lado de JOANA


Independente

Nacional

É sempre muito interessante de ver algumas bandas brasileiras apresentarem trabalhos voltados às histórias da humanidade, por mais que não sejam de nossa raiz. Mas sim, é de muita relevância para termos uma noção e conhecimento dos fatos históricos, que se passaram pela terra. E a banda de Black/Thrash Metal paulista, GOMORRAA traz em seu novo título “Negro Culto de Rais”, registrado em Ep, a história do soldado francês Marechal Gilles de Rais - Barão de Retz. O soldado chegou a lutar ao lado de Joana D’Arc, contra os ingleses. O mesmo é considerado pelos historiadores como o precursor de assassinatos em séries (Serial killer’s), em sua época um dos assassinos mais modernos. Em sua lista as principais atrocidades eram: estupros e torturas a grande números de crianças.

Então, está Horda após o seu retorno em 2017, com uma nova formação, solta no segundo semestre do mesmo ano do parágrafo, o Single do futuro Ep intitulado de “Negro Culto de Rais”, ganhando as plataformas streaming em 2018, com registro no Bandcamp, tendo 5 faixas, sendo que duas delas são regravações com uma nova roupagem.

Negro Culto de Rais, foi gravado e mixado no NT Studio, no mês de Setembro de 2017. Tendo a produção de Natanael Alves e já a arte ficou a cargo de Mike Douglas e Júlio Souza, onde a imagem do “serial killer” - Gilles de Rais, foi projetada na capa.

Além do projeto trazer um lado obscuro em suas canções, o que de fato a banda quer trazer para dentro do contexto do título, um clima apocalíptico está presente nas guitarras ríspidas e gélidas, destiladas em bases raivosas, dando pouco espaço para solos. Mas tendo uma bateria quase praticamente reta (meio Punk Rock), com viradas rápidas e precisas, fora o baixo ditando peso na base rítmica. Ainda temos arranjos sinfônicas de leve ao fundo, que ajuda acentuar a melodia imposta pela GOMORRAA. Fica bem perceptível na faixa de abertura do Ep, o cântico “Negro Culto de Rais”, que tem esse lado sombrio e soturno, pois é justamente a canção baseada na história do Marechal francês, conhecido como o primeiro serial killer. A faixa traz uma linha reta e bem agressiva, bases bem encaixadas com riffs rasgados, apurados de um pequeno solo.

Em seguida, temos a faixa “Dança das Bruxas”, já com um clima mais groovado, onde a bateria e baixo trabalham muito bem aliados a riffs gélidos.

Na terceira faixa, temos a regravação de “Triunfo do Anjo Suicida”, com uma nova cara. Aqui a canção soa mais reta, onde o trabalho da rítmica pende um pouco para o “Punk Rock”, dando um ar mais imponente na condução, fora seus acordes envolventes. Outra que vem por sua vez é a “Obsessão Sexual”. A mesma tem andamento reto e direto como a anterior, mas tendo um trabalho bem feito pelo baixo aliado a bateria que constantemente traz umas viradas bem sacadas.

E por fim, temos a última faixa “Fim”. Mais uma vez, o conjunto sinfônico se faz presente, dando clima soturno na composição, que logo ganha o auxílio do baixo bem executado. A mesma se destoa um pouco das anteriores, soando um pouco interessante.

Enfim, o Ep Negro Culto de Rais é um trabalho bem feito pela horda Gomorraa, onde demonstra que a banda tem potencial para trazer registros interessantes!

Tracklist:

1. Negro Culto de Rais

2. Dança das Bruxas

3. Triunfo do Anjo Suicida

4. Obsessão Sexual

5. Fim

Gomorraa:

MD - Vocal

Maurício Skonger - Guitarra/ Teclados

Natan Crucifier - Guitarra

Cris Blasfemator - Baixo

Devastatör - Bateria

Ouça o EP, Negro Culto de Rais completo aqui:

Contatos:

bottom of page