top of page
  • Andre Santos

FIRE ANGEL - “Fire”, álbum de 2011


Independente

Heavy Metal

Nacional

Lançado em 2011

A região norte de nosso País sempre se destacou na música extrema, com bandas voltadas ao gênero Heavy Metal, que se inclinam nesta vertente, e, nomes como Stress, Thunderspell (ambas de Belém), são uns dos nomes que estão em evidência na atualidade.

Mas é claro, que temos outros nomes presentes no norte voltadas ao gênero Heavy, e, um deles é o grupo acreano FIRE ANGEL formado nos anos 90 na cidade de Rio Branco, e, como é de costume dessas regiões, sempre nos deparamos com excelentes bandas e músicos, como citado no parágrafo acima. No caso do FIRE ANGEL, não é diferente, pois são um pouco mais de 18 anos de carreira e experiência. O seu primeiro EP “From the Sky” e a Demo “The Prophecy” lhes renderam ótimos elogios, levando uma de suas composições, como uma das melhores faixas do Metal acreano, sendo ela, “The Evil Son”.

Depois de alguns anos, o Fire Angel lança o seu primeiro álbum “Fire”, de dez faixas e mais uma introdução, redigida pelo maestro carioca Roberto Bürgel, além de contar com o importante músico Heleno Vale da banda (Soulspell). Já o disco teve uma parceria com algumas marcas, sendo elas: Under Rock, Acre, Ambrac e Crohma na parte da produção. E, a arte para capa de Fire é assinada por Fabiano Nunes (Designer gráfico).

Já a sonorização de Fire é voltada no tradicional Heavy Metal, tendo linhas bem melódicas, e para o fã de Metal tradicional as suas dez faixas é um “prato cheio”. A diversão na audição é garantida. O “Petardo” já abre de forma bem interessante, com uma pequena introdução, criada pelo maestro carioca Bürgel”, para a faixa “The King”. Já na sequência, somos presenteados pela harmonização da faixa “The Land Of The King”, onde a mesma apresenta um ótimo conjunto lírico, acordes bem encaixados na voz ‘João Neto’, fora o trabalho desenvolvido na cozinha (baixo e bateria), que trabalham de forma bem coesa, pondo peso na medida certa a canção.

Já na terceira audição, somos brindados pela composição “Alone In The Dark”, onde os acordes presentes trabalham em harmonia com as passagens melódicas e “groovadas”, a mesma tem um bom andamento, solos bem sacados em toda sua extensão. Em “Like A Fire”, a diversão fica contagiante pelos acordes mais ríspidos aliados a voz de ‘João’ que puxa as notas a nível mais alto, sem se tornar desagradável.

Chegando na metade do “Petardo”, temos umas faixas que podemos destacá - la, como uma das mais interessantes do (play), falo da “The Evil Son”, que simplesmente soa uma harmonização agradável, e é tão suave que envolve o ouvinte em sua condução (ótimas melodias desenvolvidas no conjunto lírico).

Outra que segue uma linha parecida da anterior, é a faixa “Broken Heart”, que é cativante e mais uma vez, a voz de ‘João’ se destaca nos ótimos arranjos da composição.

Já em “From The Sky”, esquenta a audição, pois os riffs já são mais ácidos, fora o teclado agregado em certas passagens da composição, que dá um ar mais soturno a faixa. “Living Tonight” apresenta uma boa introdução entre as cordas. Acordes e melodias se destacam, e, a mesma tem uma pegada mais pesada, com ótimos groover’s.

Em “The Sign”, temos uma levada bem encorpada, riffs bem cheios, que se casam perfeitamente na extensão da composição, (temos uma certa brincadeira dentro do contexto, que soa como a “Donzela de Ferro”), uma boa canção pela sua elaboração.

Já chegando no final da audição do álbum Fire, temos duas faixas mais pauladas dentro do “Petardo”, a composição “Dream Warrior” e a “Fire Angel” que faz jus ao nome da banda, a mesma apresenta uma introdução bacana, extraída da guitarra, dando a impressão de ser uma (gaita-de-fole).

De fato o Fire Angel tem um belo registro em mãos, e, quem conhece e tem este trabalho em sua coleção, sabe que o álbum “Fire” de 2011, é um belo disco de Metal tradicional melódico acreano.

Fiquem ligados que o FIRE ANGEL está preparando um novo trabalho.

Tracklist:

1. The King

2. The Land Of The King

3. Alone In The Dark

4. Like A Fire

5. The Evil Son

6. Broken Heart

7. From The Sky

8. Living Tonight

9. The Sign

10. Dream Warrior

11. Fire Angel

Fire Angel, formação atual:

João Neto – vocal

Carlos Alexandre – guitarra

Marcelo Augusto – guitarra

José Chaim – baixo

Matheus Freitas – bateria

Line – Up, do álbum “Fire”, foram os músicos:

João Neto – vocal (atual)

Adão Ribeiro – guitarra

Webber Lucena – guitarra

Ricardo Costa – baixo

James Emerson – bateria

Acompanhe os Lyric's: "The Evil Son e Living Tonight":

Acompanhe Fire Angel, em:

Outros Links:

bottom of page