top of page
  • André Santos

Sesc Pompeia foi o palco para apresentar o novo trabalho de GANGRENA GASOSA


Live Evil - Saravá

Sesc Pompéia/SP

Realização: 20/10/18

Fotos & Texto: André Santos

Filmagens: Maria Correia

Os cariocas do Gangrena Gasosa vêm divulgando o seu recente trabalho intitulado de “Gente Ruim só Manda Lembrança pra quem não Presta”, e, um dos palcos presentes em “Sampa”, foi a instituição Sesc Pompéia que abraçou a divulgação do Saravá Metal desenvolvida pela banda.

Confesso que o show foi impressionante, já que particularmente sempre tive a curiosidade de ver a performance deste Saravá Metal, que muitos comentavam. E, de fato, o Gangrena Gasosa ao vivo faz um show de muita “responsa”, pois os caras encarnam de corpo e alma, o que eles se propõem a apresentar em todo o seu contexto, que vão desde suas composições escrachadas, às vestimentas que representa este lado obscuro, unido a uma sonorização bem cuidada e bem montada. E, agora, eu vendo o documentário da banda registrado em DVD, compreendo toda a devoção e energia presente da banda e do público que compareceu em massa no Sesc Pompéia, para acompanhar a performance do Gangrena Gasosa.

Já a sua sonorização é envolvente, não por ser simplesmente pesada e agressiva, mais também, por a banda acrescentar um instrumental tribal em suas harmonias, que se mesclam perfeitamente aos punchs agressivos, no que resulta em uma boa criatividade (aliás, se a banda tivesse mais uma guitarra presente, as coisas ficaria ainda mais absurdas), isso não quer dizer que seja ruim, é por simples fato de cobrir certos buracos que ficam na canção.

Mais enfim, vamos à cerimônia de Gangrena Gasosa. Como todos já sabem, o Sesc em modo geral, sempre são pontuais em questões de horários, e, como já era programado, às 21h30min, o público já se delicia com a introdução “Ponto de Abertura” onde os músicos/entidades máximas (e únicas)do Saravá Metal: Exu Mirim (drum), P. Maria Mulambo (percussion), Tranca Rua (bass), Exu Caveira (guitar), Omulu (vocal) e Zé Pilintra (vocal), sobem ao palco da instituição Sesc, para apresentar suas composições regadas ao peso do Metal/Hardcore, incluindo as raízes da cultura afro – brasileira, tendo como ponto forte o Candomblé.

Já com todas as entidades presentes à “roda”, os músicos emendam a faixa de seu novo álbum “Gente Ruim”, e, em seguida o Gangrena Gasosa, emenda duas faixas do álbum Smells, sendo elas “Surf Iemanjá” que leva o público a loucura por suas batucas e de refrões bem pegados aos riffs ríspidos, e, a outra trata-se de “Terreiro Do Desmanche”. A mesma leva o seu público ao delírio por seus acordes mais Hardcore.

Em seguida, a banda manda mais uma faixa de seu registro novo, a música “Carnossauro Diet”. Já essa tem uma pegada mais Thrash Metal, com ótimos acréscimos de batucadas. Em seguida, os fãs presentes são presenteados com as pérolas de “Quem Gosta de Iron Maiden Também gosta de KLB” e “Black Velho”. Nesse momento, as rodas já eram constantes entre o público.

Já o Gangrena Gasosa aproveitando o embalo criado no palco, emenda mais uma faixa nova, de seu novo álbum, me refiro á “Trabalho pra 20 Comer”, que, em seguida vem acompanhadas de duas já bem conhecidas de seus fãs, sendo elas: “Eu não Entendi Matrix” e “Se Deus é 10, Satanás é 666. Sendo um dos pontos mais altos, em relação a picos de fervor, foi as faixas “Se Liga Doidão (Zé Droguinha)” e “Fiscal de Cu”. Ao contrário que muitos pensam, as letras de Gangrena Gasosa não se trata somente de Macumba ou algo de gênero. Por mais que a banda tenha um lado escrachado e irreverente, eles tem uma conscientização humanitária, já que as mesmas apresentam em suas letras uma mensagem ao uso de droga e homofobia.

E, seguindo o show, uma das faixas bem legais da banda foi tocada no palco para o seu público, deixando os seus fãs bem entusiasmados, sendo a composição “Timbalada de Caveira”. Outras que se destacaram no show foram as composições “Chuta que é Macumba” “Matou a Galinha e foi ao Cinema”. Neste momento o palco já não pertencia mais ao Gangrena Gasosa, e, sim aos fãs enlouquecidos de tanta “vib” empregada pela banda. Outras faixas que formam o álbum Smells, se destacam mais uma vez na prestação de palco, sendo elas: “Exu Afirma seu Ponto” , “Headbanger Voice” e “Centro do Pica Pau Amarelo” .

Já as faixas de seu novo Debut “Gente Ruim só Manda Lembrança pra quem não Presta”, sendo elas: “Farda Preta de Caveira”, “Darkside”, “Enconsto” e “O Saci”, tiveram os seus picos, levando a galera e fãs presentes ao delírio.

Enfim, a banda Gangrena Gasosa mostra aos presentes que aquilo que se faz em estúdio se faz também ao vivo e muito melhor.

Acompanhem na íntegra alguns trechos do show no palco do Sesc Pompéia:

Setlist da noite:

Gente Ruim

Surf Iemanjá

Terreiro do Desmanche

Carnossauro Diet

Quem Gosta de Iron Maiden Também gosta de KLB

Black Velho

Trabalho pra 20 Comer

Eu não Entendi Matrix

Se Deus é 10, Satanás é 666

Se liga Doidão (Zé Droguinha)

Farda Preta de Caveira

Timbalada de Caveira

Fiscal de Cu

Chuta que é Macumba

Matou a Galinha e foi ao Cinema

Exu Afirma seu Ponto

Headbanger Voice

Darkside

Encosto

Fist Fuck Agredi

Supervisa

Centro do Pica Pau Amarelo

O Saci

bottom of page