top of page
  • Andre Santos

“AUTOFAGIA” trata-se do EP de estreia da banda Pernambucana RUÍNA


Selo: Subita Records – 2018

Capa & Arte: Lucas Guedes

Produzido no estúdio Pólvora em julho de 2018

Formada no estado de Recife/Pernambuco em 2017, a banda RUÍNA transita entre as vertentes diversas dentro do Underground. Referências como: Crust, Sluge e Hardcore são vivenciadas em sua sonorização com boas pitadas de agressividade, trazendo um lado sujo e brutal e bem espontâneo.

Já seu Ep de estreia traz consigo um lado bem suburbano do gênero Crust, com seis faixas disponíveis que levam um pouco mais de 9 minutos de audição, e, a banda apresenta uma dinâmica musical explosiva.

O EP “Autofagia” tem a mão de Mathias Seveien (Desalma), na produção. Elaborado no estúdio Pólvora, as mixagens e masterizações empregadas no Ep, demonstra muito bem o caos da devastação criado pela banda Ruína. Segundo a banda: “o título do EP refere-se ao processo de degradação e ao ato do homem ou animal nutrir-se da própria carne. A temática do disco traz conceitos da sobrevivência e sentido da vida em um mundo onde nada é solucionado e tudo é exposto de forma degradante”.

A produção de “Autofagia” explora uma temática densa e crua com fortes indícios do Hardcore Punk, com certas passagens e referências ao Metal. Pois essas seis faixas a seguir desencadeia muita agressividade. Claro que o gênero propriamente escolhido pela banda exige este tipo de padrão musicalmente falando, e, dentre desses quase 10 minutos a banda Ruína explora muito bem este contexto lírico.

Abrindo as audições do Ep “Autofagia”, a faixa “Entre Espinhos” já demonstra este lado agressivo que a banda desenvolve em seu som. Aliás, a canção tem um lado bem Grind, e, entre seus compassos a banda traz uma linha puxada para o gênero Doom Metal, para dentro da composição quebrando um pouco do clima “esmurrado” iniciado na audição do Ep.

Erro/Devastação” é o segundo petardo do EP, que além dela ser um Crust violento, a mesma tem boas pitadas do Metal em seus riffs cortantes, já que as afinações do mesmo se destacam no conjunto lírico, que aliás apresenta certas tonâncias do Blues.

Em seguida, temos a faixa título do EP, na verdade a mesma trata-se de uma interlúdio (Autofagia), abrindo o caminho para a música “Sete Palmos” uma das faixas curtíssimas, mas deixando o seu recardo visceral.

Sem perder a linha da antecessora, temos a faixa “Fria Navalha”, e, para fechar o Ep, temos a faixa “Verdade”. As duas seguem uma linha bem casca dura, sem aliviar os tímpanos do ouvinte. Essas faixas nos remetem o Napalm Death, faixa lá do seu início.

Sem dúvidas este Ep da banda Ruína é uma boa pedida para quem curte o subgênero subterrâneo, uma boa novidade vinda do Nordeste para começar o ano de 2019. Super Recomendo!

Tracklist de Autofagia:

1. Entre Espinhos

2. Erro/Devastação

3. Autofagia

4. Sete Palmos

5. Fria Navalha

6. Verdade

Ruína é formado por:

Zé Carlos – Vocal

Lucas Guedes – Guitarra

Mateus Ramgund – Baixo

Rodrigo Santos – Bateria

Acompanhem Ruína nas plataformas:

Links onde pode encontrar a Ruína:

Assessoria de Imprensa:

bottom of page