By Sangue Frio Prods.
Um dos maiores nomes do Doom Metal brasileiro, o THE CROSS, acaba de anunciar sua mais nova parceria deste ano de 2019.
Isso mesmo, a banda agora integra o cast da Sangue Frio Produções, para que esta cuide dos assuntos relacionados a assessoria de imprensa, marketing, divulgação em massa, relações-públicas, manutenção de agenda, suporte na venda de shows e muito mais.
O The Cross foi fundado em Salvador/BA por Eduardo “Slayer” no ano de 1990, inspirada não só pelos trabalhos do Black Sabbath, Candlemass e Trouble, tendo como principal característica o som mórbido, sombrio, arrastado como marca da banda. Suas letras abordam temas como morte, loucura e visões de um mundo cinza de melancolia e dor.
Em meados de 1992 a formação se estabiliza e a banda lança uma demo ensaio. No ano seguinte o grupo grava o que viria a se tornar a segunda demo, intitulada “The Fall” – a Bazar Musical Records, extinto selo soteropolitano, tinha planos de lançar um split chamado “Damned Symphony” com esse material, porém nunca veio a se materializar.
“The Fall” teve uma recepção positiva a ponto de ser distribuída internacionalmente – na França pela Holy Records e nos EUA pela Moribund Records – além de sair numa coletânea australiana intitulada “Dead Forever”. Essa recepção positiva no cenário internacional se traduziu também como resenhas e entrevistas em zines como Metal Preacher (PORTUGAL), Occult Grinder (JAPÃO), Mortician (HOLANDA) e Screams From the Gutter (EUA) entre outros, além de shows por todo o país, inclusive uma apresentação no Garage Rock 1994 ao lado do Amen Corner, no Rio de Janeiro. O The Cross, no entanto, sempre teve dificuldade de manter uma formação estável, um dos motivos pelo qual o The Cross decidiu encerrar as suas atividades em janeiro de 1998, na véspera de gravar o seu debut álbum “The Plague of the Lost River”.
Depois de um hiato de quase 20 anos a banda retorna com um novo EP, “Flames Through Priests”, editado pelo selo Eternal Hatred Records. O trabalho traz duas músicas inéditas – “Cursed Priest” e “Sweet Tragedy” – e mais as três faixas de “The Fall” como bônus.
Dois anos depois, 2017, o The Cross lançou seu full length homônimo, também pelo selo Eternal Hatred Records, alcançando ótimos resultados na cena nacional e internacional.
Neste ano de 2019, a banda chama a atenção dos amantes do Doom Metal novamente com seu mais novo álbum, intitulado “Still Falling”, lançado entre uma união dos selos Tales From The Pit Records, The MetalVox, Violent Records, Black Order Productions, Eclipsys Lunarys Productions e Totem Records, que contou com a participação especial dos músicos Camila Carvalho (Eminet Scorn), Lord Vlad (Malefactor), Sérgio Baloff (Headhunter D.C.) e Alex Habigzang (Dying Suffocation), consolidando-o como um dos melhores trabalhos do estilo lançado no ano.
Atualmente, o The Cross está trabalhando na composição de um novo álbum, que está com lançamento previsto para 2020, além de seguirem fortes na divulgação do atual “Flames Through Priests”.
Stay Doomed!
FORMAÇÃO:
Eduardo Slayer – Vocal
Paulo Monteiro – Guitarra
Mario Baqueiro – Baixo
Luís Fernando – Bateria
Resenhas e entrevistas: contato@sanguefrioproducoes.com
Contato para shows: thecrossdoom@gmail.com
Contato para assessoria de imprensa: www.sanguefrioproducoes.com/contato
Sites relacionados: