top of page
  • Foto do escritorMaria Correia

Com pensamento crítico e peso do hardcore, Astronova, se torna uma das grandes promessas de 2020


By Collapse Agency

ASTRONOVA é uma banda de Hardcore formada em 2017 no interior de São Paulo por Chello Harada (Voz), Luís Paulo (Guitarra e Voz), Junior Costa (Baixo e Voz), Felipe Sibon (Guitarra) e Thi Murbach (Bateria), que decidiram se unir para falar sobre experiências, opiniões, sociedade, repressão, preconceito e liberdade de expressão. Influenciados por bandas como Rise Against, Bad Religion, Face to Face, Millencolin, Pennywise e Rage Against the Machine, o som da banda traz levadas rápidas com instrumental pesado e melodias marcantes.

O quinteto que demonstrou amadurecimento e crescimento no cenário nacional com o lançamento seu primeiro EP "Anomia. Omissão. Opressão. Ascensão" no primeiro semestre de 2019, canaliza em suas composições o pensamento crítico e peso do hardcore, se tornando uma das grandes promessas do gênero musical em 2020.

A banda que em breve irá lançar material inédito, fala em entrevista sobre processo de composição, influências musicais e planos futuros.

De onde vem nome "Astronova"? O que levou a banda a esse nome?

O nome, escolhido em votação dentre outras ideias que surgiram na época, foi o que mais representou aquilo que queríamos mostrar. O nome e o astronauta que é o principal simbolo hoje, tem uma relação direta com o termo "um lugar fora daqui" como se procurássemos as respostas para a sociedade que vivemos bem longe desta realidade.

Como se deu o surgimento da banda?

A banda surgiu como uma necessidade de expor nosso cotidiano em relação ao que estamos vivendo como sociedade, uma mudança drástica e a retomada de pensamentos arcaicos e perigosos, achamos que era o momento de falar!

A banda lançou em 2019 o EP “Anomia. Omissão. Opressão. Ascensão.”. Como foi o processo de composição e gravação das faixas?

O EP lançado em 2019 é uma sintese de tudo o que aconteceu em 2018, cada faixa foi composta para que trouxesse uma critica ao cenário socio-politico atual, cada faixa relata uma parte desta história. "Cidadão de Bem" cita diversas situações onde o termo é empregado de forma distorcida nos dias atuais, esclarece que na verdade não tem nada de "bem" neste contexto. Fantasmas, segunda faixa é uma música menos politica, mas que cita a importância de manter e nutri as amizades em horas difíceis. Na sequência, a música mais pesada deste EP, a música 1403 é uma homenagem a data do assassinato com motivações politicas da Vereador do Rio de Janeiro Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Falácias usadas para manter o povo sobre opressão e das lutas diárias pela liberdade consciência.

Fechando o EP a música Sociedade, que é resumidamente um grito de que é hora de não se calar diante dos absurdos e que devemos acima de tudo lutar para causar as mudanças que precisamos e da necessidade de união.

Podemos esperar material inédito em breve?

Sim! Estamos em estúdio para gravar mais dois sons novos que devem ser lançados no inicio de 2020.

Suas letras passam uma mensagem muito forte, de onde vêm as ideias para as composições? Existe alguma composição que é mais especial para vocês?

As ideias surgem da vivencia e dos assuntos que diariamente nos rodeiam.

Quais as bandas e fontes artísticas que inspiram o som do Astronova?

Rise Against, Millencolin, Bad Religion, Dead Fish e algumas referências principalmente do RAP nacional como GOG e Djonga vem inspirando o Astronova a se manter firme fazendo músicas com pensamento crítico direcionados pra atual situação do nosso país.

Quais os planos para 2020?

Para 2020 pretendemos explorar ainda nosso material do EP ANONIA; OMISSÃO; OPRESSÃO ; ASCENSÃO lançado em Abril/19, mas que ainda faz total sentido pra atual conjuntura. Estamos em estúdio nesse momento pré produzindo músicas novas e desenhando o nosso planejamento de 2020, em breve teremos novidades pra galera e queremos fazer uma agenda bem audaciosa pra 2020! Além disso materiais como novos clipes e um material ao vivo também estão na programação para o ano de 2020.

Confira aqui "Anomia. Omissão. Opressão. Ascensão.":

Collapse Agency

Phone: +55 21 996292220

Latest shows: Garage Sounds - The Dwarves - EYEHATEGOD - Earthless - Mars Red Sky - Doom - Marduk - Nasty - Belphegor - Entombed - Fear Factory - Uzômi - S.O.H - Surra - Magüerbes - Menores Atos - Test - Acidez -

Agency roster, Press and Promotion:

Apto Vulgar - Astronova - Backdrop Falls - Bull Control - Corona Nimbus - Frogslake - Pavio - Malvina - Mantre - Minerva - Nostos - Obey! - Satan's a Woman - Tigersharks - Último Sopro - Wolf Among Us - Electric Funeral Records - Abraxas Records - Obscur Produções - Dinamite Records - Garage Sounds

bottom of page