top of page
  • Foto do escritorMaria Correia

Dysnomia lança série sobre significado das letras de Anagnorisis


By Dysnomia (Denilson Sarvo)

Quando lançado, o álbum ‘Anagnorisis’ (2018) despertou curiosidade por tratar, entre outros assuntos, do tema da mitologia, além de trazer alusões a obras literárias e filosóficas, como apresentado em seu antecessor, ‘Proselyte’ (2016).

Na série ‘Revelando Anagnorisis’ a banda apresenta as referências para as letras que compõem o seu álbum mais recente. Para quem conferir serão disponibilizadas para download as partes do ‘E-Book Anagnorisis’, um encarte digital ilustrado contendo as letras, artes e explicações sobre as temáticas abordadas. Além disso, a Dysnomia disponibiliza em seu canal do Youtube as lyrics videos de cada som abordado, basta acessar e acompanhar as letras.

Dando início à série apresentamos a letra de ‘Anagnorisis’, baseada na palavra grega que pode ser traduzida como ‘anagnórise’ ou ‘reconhecimento’. O termo foi cunhado por Aristóteles em sua descrição das tragédias gregas, e um exemplo típico da ideia tal qual descrita pelo filósofo grego pode encontrada em obras como “Édipo Rei” de Sófocles.

Além da letra o encarte traz, à guisa de epígrafe, um trecho do poema “Demogorgon” de Álvaro de Campos:

‘Não, não, isso não!/Tudo menos saber o que é o Mistério!/Superfície do Universo, ó Pálpebras Descidas,/ Não vos ergais nunca!/ O olhar da Verdade Final não deve poder suportar-se.’

O eu-lírico, aqui, prefere a ignorância ao entendimento de si e do universo ao seu redor, com receio de não suportar a descoberta, fato que sucede a Édipo ao fim de sua trágica jornada, quando arranca os próprios olhos num acesso de loucura, ao revelar-se um parricida incestuoso. Um mergulho em um mundo de introspecção e horror em que verdades horríveis vem à tona quando nos olhamos no espelho e nos vemos monstros como a górgona, e petrificamo-nos.

O download da primeira parte do ebook está disponível em: http://bit.do/fs684 e a lyric video de Anagnorisis pode ser conferida abaixo:

DYSNOMIA NAS REDES

bottom of page