top of page
Foto do escritorMaria Correia

Alexandre de Orio: ex-Claustrofobia apresenta peça erudita contemporânea no Theatro São Pedro


Foto Crédito: Ebby Simon

O concerto de 14 de setembro será transmitido ao vivo no canal do

YouTube do Theatro São Pedro

Conhecido por sua estrada no heavy metal ao lado do Claustrofobia, onde esteve por quase 20 anos, Alexandre de Orio, que também integra o Quarteto De Guitarras Kroma e o projeto solo de Sérgio Britto (Titãs), apresentará uma peça erudita contemporânea no famoso Theatro São Pedro, em São Paulo, ao lado de músicos da própria orquestra do Theatro.


"A Palavra, invocação para uma língua que revive" é da compositora e doutora pela USP Michelle Agnes Magalhães, que leciona na Faculdade Santa Marcelina e na Academia da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A peça, baseada no poema da escritora Micheliny Verunschk, é mais uma composição contemporânea que tem uma formação instrumental peculiar escrita para soprano, flauta baixo e piccolo, clarinete baixo,violino, viola, cello e a guitarra elétrica.


Orio, que em 2019 já tinha sido convidado a estrear uma peça contemporânea junto à OSESP na Sala São Paulo, comentou: "Fiquei super feliz com esse novo convite! Quem me indicou foi um dos grandes guitarristas de Jazz de São Paulo, o grande músico Djalma Lima, que inclusive me convidou e tocamos juntos no concerto com a OSESP. Na faculdade de música, eu adorava conhecer as peças eruditas contemporâneas e aprender sobre elas, os conceitos por traz da peça, sistemas utilizados etc, então, gosto muito de pegar esses desafios. Espero ser convidado mais vezes para essas peças que incluem guitarra, assim como espero ver mais compositores incluindo a guitarra nestas peças contemporâneas."


SERVIÇO:

PIERROT LUNAIRE

Músicos da Orquestra do Theatro São Pedro

Studio 3 Cia de Dança

Ricardo Bologna, regência

Caetano Vilela, encenação e iluminação

Anselmo Zolla, coreografia

Laiana Oliveira, solista


PROGRAMA                  

MICHELLE AGNES (1979-)

A Palavra, invocação para uma língua que revive  

[Texto de Micheliny Verunshk]


[INTERVALO]

ARNOLD SCHÖNBERG (1874-1951)

Pierrot Lunaire, Op. 21  


Ensaio geral aberto e gratuito: 13 de setembro (sexta-feira), às 19h  


Concertos: 14 de setembro (sábado), às 20h | 15 de setembro (domingo), às 17h

Ingressos: R$ 35 (meia) e R$ 70 (inteira), em https://feverup.com/m/161408

Classificação etária: Livre

Duração: 71 minutos (com intervalo)

Local: Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 171, São Paulo/SP


Transmissão ao vivo:

O concerto de 14 de setembro também será transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal do YouTube do Theatro São Pedro  (https://www.youtube.com/channel/UC01o5iu-oc2oxFPchS9eKVA).


- BIO -

Alexandre de Orio é Bacharel em guitarra pela FAAM (Faculdade de Artes Alcântara Machado, do grupo FMU) e pós-graduado em "Estruturação e Linguagem Musical" pela Faculdade de Música Carlos Gomes, "Docência Superior em Música" pela FAAM e "Violão: Pedagogia e Performance" pela Faculdade Santa Marcelina. Professor do curso de pós-graduação "Rock: Teoria, História e Prática" na Faculdade Santa Marcelina, Diretor Musical da School of Rock de Guarulhos e professor também na Play Music School. Em 2022 e início de 2024, lecionou na Swarnabhoomi Academy of  Music, no sul da Índia.


Orio é o idealizador do projeto Metal Brasileiro e autor do livro "Metal Brasileiro: Ritmos Brasileiros Aplicados na Guitarra Metal – Novos Caminhos para Riffs de Guitarra – Volume 1 – Samba Metal", no qual explica, de forma mais científica, a fusão do heavy metal com ritmos brasileiros. Além disso, foi professor na Yamaha Music School, primeira escola da Yamaha no Brasil, onde foi responsável pelo curso de cordas, e é criador do jogo educacional de tabuleiro "The String Game".


Instagram:



Fonte: ASE Music Press

Comments


bottom of page