top of page
  • Andre Santos

ANTIQUADO – Primeiro EP de trabalho da banda ARCÁDIA: A banda apresenta um projeto elaborado nas raí


Hoje temos a plena consciência que o Nordeste vem se tornando um grande destaque em revelações de bandas, e, isso é fato. Todos nós sabemos que esta região é extremamente rica em cultura popular. E, aproveitando a ocasião da cultura, musicalmente falando, temos uma banda chamada Arcádia. Formada no Estado do Ceará, em meados do ano 2000, onde os mesmos se dispuseram de uma Demo, trazendo seis registros ao todo, composições realizadas ao vivo no Estúdio 746, em 2016, sendo que a quarta faixa é baseada em uma poesia de Mario Gomes. Esse é um dos primeiros registros da banda após a morte de seu baixista, onde a mesma se permaneceu em um longo período de hiato, e, por muita persistência dos amigos mais próximos, retomou suas atividades com este primeiro registro mencionado.

Após o retorno de Arcádia, as portas se abriram para a banda, onde os mesmos tiveram ótimas oportunidades de participarem de festivais Undergrounds de sua região, entre outros diversos. Até o surgimento de seu novo projeto intitulado de Antiquado, lançado em 2017, este EP apresenta sete faixas muito bem elaboradas e distintas nas raízes do gênero Grunge (subgênero alternativo que mescla Hardcore, Punk, Heavy Metal e o próprio Indie Rock). E como já é de imaginar, encontramos um som saturado e distorcido pelas guitarras que dão um tom especifico a proposta que a banda apresenta, tudo unido a composições voltadas à nossa Língua Portuguesa, que se destaca mais ainda no conjunto lírico.

Antiquado foi lançado no Studio Sessions, no mês de Maio de 2017, e, o mesmo foi gravado no Studio Ruído 111, pelo produtor Paulo Eduardo. Já a arte visual foi feita pelo cartunista Cearense Carlos Henrique Guabiras, e o produtor fonográfico foi o Leandro Osterne.

O EP Antiquado, demonstra o quanto a banda está madura em sua elaboração lírica, apresentando um projeto consistente e bem energético, pois as sete composições presente no EP prova o quanto a banda Cearense tem a nos mostrar. O mesmo já começa de uma forma bem envolvente, sua harmonização está muito bem elaborada te transcendendo ao seu imaginário, pois a faixa “Corte Podre”, faz uma analogia entre o real e o imaginário, esta mesma composição ganhou um vídeo – clipe, com um Recine de curta metragem do diretor Robert Morgan, imagens cedidas do The Man in the Lower –Left Hand Corner of the Photograph, de 1997.

Em seguida temos a “Etnocídio”, que traz um clima mais pesado ao EP. Os riffs azedos e distorcidos estão bem evidentes, a rítmica entre o baixo e bateria trabalham de forma bem coesa, tendo uma pegada marcante. Já a terceira faixa, segue a mesma linha harmônica da faixa de abertura do pacote. “Eu não me Importo”, traz aqueles acordes distorcidos e sujos (muito lembrando o que o Nirvana fazia em seus álbuns), e é importante frisar que a canção é pegajosa por seus refrões que ficam martelando em sua cabeça.

Em seguida, temos a “Inventário”, e, sua letra é baseada no poema de Quando eu Morrer, do Mario Gomes, o “Poeta Descomunal”, assim conhecido popularmente.

O gás do EP retorna pela canção “Marionete”, com acordes sujos e riffs azedos que estão presentes novamente nesta faixa, e, novamente o baixista e a bateria se destacam por suas timbragens, fora horas pelos os vocais rasgados de Deuzimar Junior (voz e guitarra). Outra que chega de forma bem montada em seus compassos é “Razão”. A mesma é bem lúdica, levantando pontos entre agir e pensar. E para fecharmos os serviços, temos a faixa “Sem Saída”, que sem dúvidas é a paulada do projeto, onde suas harmonias se conversam de forma direta e pesada ao mesmo tempo.

Sem dúvidas o EP Antiquado da banda Cearense Arcádia, demonstra o verdadeiro propósito da banda, pois o gênero Grunge elaborado pela mesma está bem nivelado em seu projeto!

Tracklist:

1. Corte Podre

2. Etnocídio

3. Eu não me Importo

4. Inventário

5. Marionete

6. Razão

7. Sem Saída

Arcádia:

Deuzimar Junior - voz e guitarra

Elano Matos - baixo

Paulo Sérgio - bateria

Contatos:

bottom of page