Por: Maria Correia - @maria_correiamnp
Fotos: Carlos Pupo - @pupo13_photo / Headbangers News
"21 de março de 2000, São Paulo Teatro Mars. Há quase 25 anos Capital Inicial subia nesse palco para gravar o seu álbum mais conhecido, influente e aclamado e, que transformaria a história da banda, 'O Capital Inicial Acústico MTV'. Um dos acústicos mais bem sucedidos da história da MTV Brasil" - essa foi a fala da ex-Vj da MTV Sabrina Parlatore que assim como em 2000 anunciava a banda, fez a abertura de um evento intimista que aconteceu nesta terça, 12 de novembro no Teatro Mars em São Paulo.
Seguindo, Sabrina aponta para uma geração mais nova presente no local e que não tenha vivido intensamente a MTV Brasil naquela época, onde a internet engatinhava e o principal canal de jovens no Brasil era a MTV. Era lá onde eles se informavam sobre música, acompanhava lançamentos de videoclipes nacionais e internacionais. Uma época de ouro em que MTV revolucionou a indústria fonográfica brasileira, onde muita gente lembra da MTV com muito carinho e saudade.
Diante de um público restrito e ao lado de convidados especiais como Kiko Zambianchi e o produtor Marcelo Sussekind, que fizeram parte do projeto original, Dinho Outro Preto e banda revisitou o passado ao se apresentar no Teatro Mars, em um clima nostálgico e emocionante.
“Um marco como esse na história do Capital tem que ser celebrado! Por isso, vamos levar para 25 locais esse show com a formação quase original de 25 anos atrás. Vai ser lindo reviver esse momento que foi a virada de chave para a banda e os fãs. Estamos muito felizes em poder tocar nossos grandes sucessos em sua versão acústica', afirma Dinho Ouro Preto.
Setlist Pocket Show
Natasha
Tudo que Vai
Primeiros Erros
Independência
Música Urbana
O Mundo
Bis
Fogo
Todas as Noites
9. O Passageiro
Consagração da banda por meio do Acústico
A banda havia se reunido um pouco antes, em 1998, cinco anos após a saída de Dinho Ouro Preto. A retomada da banda tinha pretensões bastante modestas: a ideia era fazer apenas alguns shows para celebrar a sua história e o legado do rock de Brasília. Portanto, veio o convite para um disco de inéditas em Nashville e na sequência chega o segundo convite, também inesperado, para gravar o Acústico MTV
A banda se dá conta da visibilidade e dos desafios do projeto e passa quase dois meses ensaiando de manhã e à tarde no Teatro Mars. Para a produção musical, é convidado Marcelo Sussekind, um velho amigo e produtor de álbuns anteriores do Capital. Para acompanhá-los na gravação, do começo ao fim, é convidado outro grande amigo, o Kiko Zambianchi; e para uma participação especial, dessa vez uma amiga de escola do Dinho, a Zélia Duncan
Um ano inteiro após seu lançamento, o Capital se vê entre os maiores nomes da música brasileira. Passa a ver a sonoridade do disco copiada. E não só no rock, em outros gêneros também, como na música sertaneja. A partir daí, o disco rapidamente alcança um milhão de discos vendidos. Ele é pirateado de norte a sul e mesmo assim as vendas não param. Recebe todos os prêmios que havia no país.
Comemoração do Acústico
Em 2025, o Capital comemora os 25 anos da gravação do seu álbum mais conhecido, influente e aclamado, o Capital Inicial Acústico MTV. A banda vai fazer 25 shows, com quase a mesma formação da gravação original. Vai também lançar um EP de músicas inéditas para acompanhar a turnê.
Os shows terão produção musical de Marcelo Sussekind, cenografia do Zé Carratu, Studio Curva e MangoLab, e design de luzes de Césio Lima. Vai ser uma comemoração à altura de sua dimensão. O Capital Inicial espera encontrar todos os fãs para reviver toda a emoção desse disco em alguma dessas datas.
CONFIRA AS CIDADES QUE VÃO RECEBER OS 25 SHOWS:
MARÇO:
15/03 - São José dos Campos // SP
21/03 – Uberlândia // MG
22/03 - Ribeirão Preto // SP
29/03 – Campinas // SP
ABRIL:
05/04 - Belo Horizonte // MG - Arena Hall
12/04 - Porto Alegre // RS - Araújo Vianna
26/04 – Brasília / DF - Arena BRB
30/04 – João Pessoa // PB
MAIO:
03/05 – Natal // RN
10/05 – Recife // PE - Classic Hall
17/05 – Belém // PA24/05 – Salvador // BA - Concha Acústica
31/05 - Rio de Janeiro // RJ - Qualistage
JUNHO:
06/06 – Joinville // SC
07/06 – São José (Florianópolis) // SC – Arena Opus
14/06 – Curitiba // PR – Jockey
21/06 – Campo Grande // MS
27/06 – Maringá // PR
28/06 – Londrina // PR
JULHO:
04/07 - Juiz de Fora // MG
05/07 – Piracicaba // SP
25/07 – Goiânia // GO
SETEMBRO:
27/09 – Patos de Minas // MG
OUTUBRO:
25/10 – Vitória // ES - Álvares Cabral
NOVEMBRO:
15/11 - São Paulo // SP - Espaço Unimed
Galeria do Pocket show
Comments