top of page

CarioCaos reĂșne vozes da cena independente carioca no single “Cypher do CarioCaos”

  • Foto do escritor: Maria Correia
    Maria Correia
  • hĂĄ 27 minutos
  • 2 min de leitura


O coletivo CarioCaos, junto a Bonde Music, lançou na quinta-feira, 1Âș de maio, no Dia do Trabalho, seu novo single colaborativo, “Cypher do CarioCaos”, que reĂșne bancas da cena independente do Rio de Janeiro. Inspirado no formato das cyphers do rap e do trap, o single simboliza o marco zero da uniĂŁo dos grupos em uma faixa com versos livres, onde cada integrante traz sua histĂłria e estilo, com influĂȘncias de vĂĄrios gĂȘneros musicais – do punk ao rap.


A origem do CarioCaos remonta a 2021, quando bancas como Disstantes e Prefeitura do Rio se encontraram no coletivo Rockarioca, uma iniciativa que aproximou artistas independentes de diferentes vertentes. “Nós já tínhamos feito alguns singles e conhecemos a banca Prefeitura. Isso foi lá por 2021”, conta Gilbert T, do Disstantes. “Com a conclusão do nosso álbum ‘Apocalipto’ (2022), percebemos que havia uma conexão entre nós e outras bancas que trabalhavam com os recursos disponíveis, como samplers e disparadores. Então, começamos a alimentar essa ideia de um movimento, algo nosso”, completa.


Confira a mĂșsica “Cypher do CarioCaos”:


AlĂ©m do Disstantes, o single conta com a participação de AndrĂ© Paumgartten, da dupla de trip-hop tropical B+P e fundador da banca 808 Punks, que une eletrĂŽnica e punk. “O CarioCaos Ă© um movimento coletivo que se criou espontaneamente, quase como uma resposta Ă  cena musical que querĂ­amos ver no Rio de Janeiro. Estamos juntos, buscando algo autĂȘntico, e a ideia da cypher Ă© nossa forma de mostrar isso ao pĂșblico”, afirma Paumgartten. “Com essas bancas sinistras e crocantes, cada um traz um pouco de si para a mĂșsica. Esse som Ă© o nosso manifesto, nosso grito de pertencimento.”


AndrĂ© conclui explicando que o Cariocaos surgiu quando todos perceberam que tinham muita coisa em comum: “Éramos um monte de artistas estranhos que nĂŁo nos enquadrĂĄvamos em nenhuma outra turma e nos encontramos apĂłs a pandemia, quando descobrimos nossas afinidades estĂ©ticas e sonoras fora da curva e na contramĂŁo do que os outros fazem", explica citando uma mĂșsica do prĂłprio 808 Punks.


A faixa conta ainda com a colaboração do Original Miçanga Style, representado por Tiago Malta, e do coletivo Partido da Classe Perigosa (PCP), com MF Kim, Baia e Analista Marginal. A produção Ă© assinada pelas prĂłprias bancas participantes, o engenheiro de ĂĄudio ZĂ© Felipe (o guru do CarioCaos que tambĂ©m Ă© baixista, do grupo Zumbi do Mato), mixou a faixa junto a AndrĂ© Paumgartten (que tambĂ©m masterizou). “A cypher Ă© uma maneira de materializar o que Ă© o CarioCaos, onde cada um contribui com sua prĂłpria nuance e estilo”, diz Gilbert T.


Gravadora: Bonde Music

Distribuição: Tratore

Imprensa: The Bridge


Fonte: The Bridge Press PR

As opiniões expressas nesse site são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião de seus editores.

Site criado por JP Carvalho da JPGraphix, para Metal No Papel 2017 / 2020 - Todos os direitos reservados.

Fale conosco:   mnp.metalnopapel@gmail.com

bottom of page