• Maria Correia

Caverjets faz crítica à mercantilização e politização da fé em “Pequenas Igrejas, Grande Negócios”


By Build UP Media

Clipe conta com participação comediante Apóstolo Arnaldo

Novo nome do rock carioca, os Caverjets unem crítica social, bom humor e diferentes vertentes do gênero para passar uma mensagem forte antifascista, a favor dos prazeres da vida, legalização da maconha recreativa e medicinal e uma crítica ferrenha contra a mercantilização da fé. Essa última se destaca no potente clipe “Pequenas Igrejas, Grande Negócios”, que conta com participação do Apóstolo Arnaldo, humorista de destaque no YouTube, dando outra conotação para a mensagem da banda. A faixa está disponível em todas as plataformas de música digital.

Ouça a faixa: https://smarturl.it/CaverjetsPIGN

Os Caverjets começaram a ser gestados em 2019 como uma evolução da carreira solo do vocalista Xandão do Rock, com a ideia de transitar por diversas facetas da história do rock n’ roll, indo do blues ao rockabilly passando pelo ska, punk, hardcore e hard rock. O primeiro single traz esse espírito.

Para os Caverjets, "a crítica contra a farsa religiosa neopentecostal é pertinente e totalmente independente de partido! É preciso combater as mentiras e toda a enganação com pessoas que tem sua fé ludibriada, é algo que nem deveria ser permitido. O principal argumento e narrativa da letra é que as igrejas, assim como um hospital ou farmácia, deveriam pagar impostos e ser tratadas como um comércio normal devidamente regulamentado. Os cultos e manifestações religiosas têm imunidade constitucional, apenas o STF poderia mudar este caso, o que sabemos ser bastante difícil na atual conjuntura que o país se encontra”, conta Xandão.

No início da produção musical com Vicente Barroso, que por um tempo foi baixista d’OS Caverjets, o projeto começou a se consolidar em seu conceito de forma orgânica até chegar na formação atual com Gimme Mandrix (guitarra), Vitega (baixo), Lívio Medeiros (bateria) e Tainá Garmendia (backing vocal), além do vocal de Xandão.

Crédito: Diogo Lessa

“O roteiro do clipe vem justamente da vontade de criticar, mas com muito humor, toda a farsa das igrejas, as colocando como amigas do Capeta, pois fazem justamente o contrário do que se fala. O clipe é um desenho e personificação visual de toda letra e mensagem da som. Todo pastor ou líder religioso ladrão e aproveitador merece ser colocado como aliado do inferno que tanto usa para causar medo, como um aproveitador interessado apenas em dinheiro”, explica Xandão.

Com arte de Cristiano Suarez , que ganhou destaque com um polêmico pôster para o Dead Kennedys, single é produzido por Barroso com o guitarrista Guilherme Vaz e foi gravado, mixado e co-produzido por Raphael Dieguez no estúdio Toca do Bandido, com masterização em fita analógica pelo estúdio ForestLab. “Pequenas Igrejas, Grande Negócios” está disponível em todas as plataformas de música digital.

Assista a “Pequenas Igrejas, Grande Negócios”:


Ficha técnica:

Direção: Diogo de Nazaré

Roteiro: Xandão do Rock

Produção: Paulo Murilo Fonseca, Diogo de Nazaré, Bianca Loretto

Direção de Fotografia: Claus Stellfeld

Assistente de Fotografia: Bianca Moreno

Som Direto: Daniel Mariano

Elétrica: Airton dos Santos

Assistente de Elétrica: Felipe Fortes

Assistente de Produção: Paulo Pirondi, Douglas Fernando

Maquiagem Diabo: Westerley Dornellas

Assistente Maquiagem Diabo: Cassiana Viana Escovedo

Maquiagem Figurantes: Ester Ganev

Assistente Maquiagem FIgurantes: Renata Fernandes

Figuração: Beth Bimbatti, Charles Roberto Urbano, Domingas Santacruz, Eliana Menezes, Hugo Ribeiro, Irani Aloi, Karla Demarchi, Katia Costa, Leila RIbeiro, Lino Silva, Luciana Menezes, Marcelo Pereira, Nayara Maria, Ramon Duarte, Roseane Muniz, Sergio Chibata, Tatiana Seixas


Siga Caverjets:

https://www.facebook.com/caverjets/

https://linktr.ee/caverjets

As opiniões expressas nesse site são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião de seus editores.

Site criado por JP Carvalho da JPGraphix, para Metal No Papel 2017 / 2020 - Todos os direitos reservados.

O site Metal no Papel tem sede à Rua Joaquim do Lago, 339 Casa - Balneário Mar Paulista, São Paulo, SP

CEP: 04463 - 080 - mnp.metalnopapel@gmail.com