Centropeia: Banda está de volta com novos singles e nova formação
- Maria Correia
- 31 de mar.
- 2 min de leitura

Foto: Alexandre Magno
O projeto musical brasiliense Centropia, liderado por Lauro Aires , retomou a produção em estúdio e disponibilizou duas novas faixas nas plataformas de streaming : "Caminhos do Mar" e "Canta, Violeiro" . Com letras e músicas compostas por Lauro Aires, as canções reafirmam a essência do projeto, que busca agregar estilos e sonoridades diversas. A nova fase conta com a produção de Kiko Peres (Natiruts), que também assume a guitarra. Alex Siqueira , ex-Totem, é o novo baixista, enquanto Renato Glória segue na bateria.
Os dois singles foram registrados no Estúdio 25 , de Brasília, com gravação e mixagem de Tiago Sampaio e distribuição da GRV Produções . E também ganharão versões em vídeo, captados e dirigidos pelo renomado fotógrafo Alexandre Magno .
E para coroar essa retomada, o Centropia vai se apresentar dia 5 de abril (sábado) , a partir das 17h30, na Infinu Comunidade Criativa (506 Sul) , em show com entrada franca . "A Centropia nasceu para ser um projeto colaborativo. Desta vez foi com Kiko Peres, mas nada impediu novas parcerias e formações no futuro" , explica Lauro Aires.
Novas Faixas: Uma Viagem Musical
• "Caminhos do Mar": Escrita em Lisboa, uma canção que nasceu como um fado, mas ganhou elementos de reggae e uma combinação singular de guitarra e bandolim. A faixa conta com a participação especial, no bandolim, de Marcelo Lima , ex-integrante do Centropia . "Gosto muito de compor em viagens. São outras paisagens e inspirações, não só de letra, mas também de música, sejam ritmos ou melodias" , comenta Lauro Aires.
• "Canta, Violeiro": Inspirada por uma experiência no interior de Minas Gerais, a canção é fruto de um encontro com Renato Teixeira na cidade de Ouro Preto. Com influências de Renato e de Almir Sater, uma faixa realizada em um rock rural autêntico, com a participação de Marcello Linhos na viola caipira.
Sobre Centropia
Criada em 2015 por Lauro Aires e Marcelo Lima , Centropia apresenta uma visão contemporânea da MPB, transitando entre o rock, baião, reggae, xote e influências internacionais. A diversidade cultural de Brasília é refletida em seu som, misturando ritmos regionais com elementos da música internacional e tradições roqueiras da capital.
Discografia e trajetória
• 2015 : Lançamento do álbum de estreia "Centropia" , com participações de Kiko Peres e Luís Maurício (Natiruts), entre outros. O disco foi destacado pelos críticos como um dos melhores do ano.
• 2018 : Lançamento do segundo álbum, "Centropia II" , com uma pegada mais roqueira, que levou a banda a se apresentar em festivais importantes, como "Porão do Rock", além de turnês pela Europa.
• 2019 : Lançamento do EP "Centropia III" , com influências brasileiras e faixas como "Mar Grosso" .
• 2021 : Lançamento do single duplo "N'África" durante uma pandemia.
• 2023 : Lançamento do EP "Verdejança" , que explorou temas do Brasil Central e do período pós-pandemia, com uma mistura de elementos acústicos e eletrônicos.
Acompanhe Centropia
YouTube : www.youtube.com/@Centropia
Instagram : www.instagram.com/centropiabsb
Facebook : www.facebook.com/centropiabsb
Fonte: Imprensa Cult 22