• Maria Correia

Dia do Guitarrista: conheça os destaques do instrumento no Brasil


Neste dia 10 de março é comemorado o Dia do Guitarrista. Estrela maior do rock, a guitarra é o instrumento mais característico do gênero. Por isso, nada mais justo que ter um dia só para apreciarmos quem lida tão bem com este importante e essencial instrumento. A guitarra traz alma e personalidade a qualquer música. Há quem diga também que a guitarra chora, quando o instrumentista a dedilha com precisão dentro da canção.

Abaixo citamos os destaques da guitarra no Brasil, que se você não conhece, tá na hora de conhecer!

Kiko Loureiro (Megadeth)

O atual guitarrista do Megadeth é o brasileiro Kiko Loureiro. Ele é ex-membro do Angra e foi um dos principais integrantes que ajudou a construir a sonoridade diferenciada da banda de power metal melódico. Além do Angra e do Megadeth, o músico também já chegou a tocar com a Tarja Turunen e o Neural Code.


Marcelo Barbosa (Angra)

O atual guitarrista do Angra, Marcelo Barbosa, também é conhecido por seu trabalho em outras bandas do metal brasileiro, como Khallice e o Almah. Além de músico, Marcelo também é professor de música, tendo criado a sua própria escola de música. Com a entrada de Kiko Loureiro no Megadeth, Marcelo o substituiu no Angra.


Rod Wolf (Lyria)

O guitarrista carioca superou o TDA e aprimorou a sua técnica sozinho. Fortemente influenciado pelas bandas de hard rock e metal que apareciam na MTV Brasil, além de George Lynch, Slash e B.B King. Rod Wolf é conhecido por seus solos marcantes e grande presença de palco.


Prika Amaral (Nervosa)

Uma das fundadoras da Nervosa, a guitarrista de São Paulo é hoje uma das referências quando se pensa em mulheres do metal. Com o Nervosa, tocou no Rock in Rio e chegou a ser convidada para o Wacken Open Air, que não pode acontecer devido à pandemia. Traz entre suas influências Jeff Hennemann e Kerry King, do Slayer; Dimebag Darrel, do Pantera; Alex Skolnick, do Testament; e Gary Holt, do Exodus.


Hugo Mariutti (Shaman)

O músico paulista é conhecido por seu trabalho nas bandas Henceforth, Viper, Shaman, além de ter tocado na banda solo de Andre Matos. Irmão do Luis Mariutti, ex- baixista do Angra, o guitarrista foi considerado um dos “70 mestres brasileiros da guitarra e do violão”, pela Rolling Stone Brasil.


Rafael Bittencourt (Angra)

Um dos fundadores do Angra, Rafael Bittencourt é um guitarrista que conta com mais de 24 trabalhos lançados mundialmente, sendo reconhecido no Brasil e no exterior. Além de guitarrista, Rafael também atua como palestrante, produtor, arranjador, empresário, entre outros.

Edu Ardanuy (Dr. Sin)

O guitarrista paulista foi integrante da banda Dr. Sin e hoje segue carreira solo. Tido como um dos melhores guitarristas do Brasil pelos leitores da Revista Cover Guitarra, o músico já tocou com Steve Vai e também com as bandas Almah, Sinistra, entre outras.


Fonte: OrBe Comunicação