• Maria Correia

Duo ítalo-brasileiro Hate Moss lança Eremita, 1º single do novo disco NaN


Crédito: Ruggero Lupo Mengoni

O duo indie Hate Moss, formado pelo ítalo-brasileiro Ian com a italiana Tina, lançam um videoclipe de Eremita, o primeiro single – também no streaming – do segundo disco, "NaN" (Not a Number), previso para sair em maio tanto nas plataformas como em formato físico.


O clipe, em estética lo-fi, foi filmado pelo próprio duo, usando a técnica Datamosh, durante uma viagem à cidade italiana litorânea medieval de Monopoli, na região de Puglia.


Assista aqui:

Ouça no streaming aqui: https://smarturl.it/eremita


No Brasil, a Hate Moss promove este e os próximos lançamentos por meio do selo Before Sunrise. Na Itália e Reino Unido, a distribuição acontece pela gravadora do duo, a Stock-a, enquanto na América Latina sai pela Rock City.


Eremita, o videoclipe

Os cenários medievais dos palácios de cores quentes em uma noite de verão se fundem com as imagens pixeladas com falhas intermitentes, em uma única tomada em “rewind” de um passeio pela multidão desavisada e curiosa.


A ideia, conta a Hate Moss, é contrastar a beleza da beleza histórica de Monopoli com a sujeira digital criada pelo Data Mosh. Segundo o duo, esta mescla representa muito bem a mensagem que a música expressa: o conflito.


Isso se resolve com a protagonista "abandonando o campo" e percorrendo um caminho contracorrente que vai da Beleza Estética, representada no vídeo pela Catedral de Madia, à Beleza Ética, representada pela igreja do Purgatório, importante por suas representações do vários "Memento Mori".

Eremita, a música

A lo-fi Eremita tem nuances de balada, no entanto, é também atmosférica e enigmática, com diversos momentos de tensão.


Já os instrumentos acústicos sugerem transportar o ouvinte para um ambiente mediterrânico antigo, carregado de uma sonoridade ao estilo trip-hop.


“Viria a mente Dead can dance, Liars misturado com um De André com Tom Zé”, contam Ian e Tina sobre a sonoridade de Eremita.


Num diálogo hipotético com um interlocutor cujo único interesse é o de opinar sobre os outros, as vozes ora distantes e ora incrivelmente próximas juntam-se às guitarras e samples.

A música tem participação de Donato Panaccio no baixo e Arp Guitars e Mauro Polito no trompete.

Crédito: Ruggero Lupo Mengoni


Hate Moss biografia

Hate Moss é uma dupla ítalo-brasileira formada por Tina (vocal e eletrônica) e Ian (vocal e bateria).


Em 2017, Tina e Ian se conheceram em Londres (Reino Unido) e decidiram abrir um selo independente, Stock-a Records, que mais tarde se tornou o Stock-a Production, um coletivo com o objetivo principal de apoiar artistas emergentes.


Sua colaboração se tornou um projeto musical em 2018 quando lançaram seu primeiro single "Honey", seguido de várias turnês pelo Brasil, Itália e Reino Unido.


O primeiro álbum, "Live Twothousandhatein", foi lançado em maio de 2019 por meio de sua própria gravadora e os levou a apresentar seus trabalhos na Espanha, Portugal e Turquia, bem como em festivais internacionais como a Bienal de Veneza (IT), Festival Locomotiva (BR) e Goiania Noise (BR), onde dividiram o palco com artistas famosos do underground como Rakta, Boogarins e Ratos de Porão.


Em 2020, devido à Covid-19, eles tiveram que cancelar sua primeira turnê europeia, que os teria visto se apresentar em 7 países com 15 shows. Durante esse tempo, eles lançaram seu single "Fog", que foi gravado, produzido e lançado durante seu primeiro lockdown em Londres.


Durante o verão de 2020, devido às situações de pandemia e Brexit, a banda foi forçada a retornar à Itália, onde decidiu se concentrar em seu novo álbum.


Fonte: Tedesco Comuncação & Mídia