• Maria Correia

EBORIS – banda de Niterói (RJ) lança primeiro EP


Com uma proposta musical inspirada na cultura regional do Nordeste e nas questões sociais vivenciadas nas periferias das grandes capitais do Brasil, nasce em 2018 em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro a banda EBORIS. O start para concepção do grupo foi dado quando Sobral, (vocalista) convidou dois outros músicos para participar do projeto, o guitarrista Alexandre Kabutt e o baterista Jorge Brito.

O nome EBORIS foi inspirado na simbologia milenar sagrada e cósmica dada ao elefante em diversas mitologias, sobretudo o Ioruba. Com músicas autorais e independentes a banda apresenta um repertório musical influenciado por gêneros musicais, como: Rock, Rap, Maracatu e Samba. As composições se aproximam da cadência e do compasso de artistas e (ou) grupos renomados como as bandas: Chico Science, O Rappa, Planet Hemp, Mundo Livre S/A, Mestre Ambrósio e até mesmo o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

As canções buscam de alguma forma resgatar a essência sonora e cultural do movimento mangue beat (1991), misturando elementos regionais da cultura popular, como: maracatu, hip hop, e da música eletrônica.

EBORIS é um grupo que apresenta um estilo musical com letras voltadas para questões sociais, da negritude e das religiões da matriz africanas, aliando em suas letras, temas importantes, com abordagem na preocupação com movimentos sociais minoritários e contra-hegemônicos.

No ano de 2019, a banda EBORIS lançou nas plataformas digitais o seu primeiro EP intitulado “Radio Cotidiano” contendo cinco faixas: “Olho de Boi”, “Imutável”, “Saudai a Terra”, “Viela” (em destaque na coletânea da web rádio Rock Freeday) e “Que bicho é você?”.

A Músicas: “Olho de Boi” retrata questões das crenças e dos saberes populares, valorizando a originalidade presente no conhecimento das gerações, buscando quebrar hierarquias entre os saberes culturais e ressignificar o que há de melhor no patrimônio imaterial afro-brasileiro.

Em 2020 a formação da banda é finalizada e composta por: Kabutt – guitarra, Sobral – vocal, Rodrigo Felismino - baixo, Victor Quintan – percussão e Jorge Brito – bateria.

Ouça o EP “Radio Cotidiano”

Spotify: https://open.spotify.com/artist/3q2L1oDtnhiJXnFeuNjPP4?si=k43A36CdTVeOlGOyw4PuSA


Redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/eborisbanda

Instagram: @Eboris_oficial

Contatos:

(021) 982790301

(021) 36102146

E-mail: eborisbanda@gmail.com

Assessoria: rockfreeday@gmail.com

Rádio Rock Freeday

Alexandre Afonso

www.rockfreeday.com


Fonte: Rádio Rock Freeday