• Maria Correia

Em clipe de ‘Por um Clique’, Alex Sant’Anna debate obsessão pelo online


By Tedesco Comunicação & Mídia

Produção da faixa de abertura do novo disco ‘Baião Amargo’

faz analogia aos stories e feed do Instagram

‘Por Um Clique’, faixa que abre o terceiro disco – Baião Amargo – do músico de Sergipe Alex Sant’Anna, ganha um dinâmico e conceitual videoclipe. A produção mescla animação com imagens do cantor e compositor, dos músicos que gravaram e cantaram no álbum, além de amigos, mais músicos e até celebridades.


Confira o vídeo:

‘Por um clique’ é a síntese de ‘Baião Amargo’, a primeira faixa que apresenta a pluralidade de Alex Sant’Anna. Aqui, a visão contemporânea do músico é moldada por nunces de brasilidades e texturas de batidas orgânicas, do rock ao eletrônico, e entre ritmos nordestinos.

A música, com participação de Diane Veloso, reflete, na letra, possíveis relações e situações cotidianas construídas por meio da conectividade, com pertinentes questões: o que compartilhamos? O online condiz com nosso verdadeiro eu?

Alex Sant’Anna comenta sobre o audiovisual de ‘Por um Clique’. “Inicialmente, antes da pandemia de covid-19, tínhamos um projeto grande para o clipe. Uma outra ideia, mas precisamos mudar. E partimos da ideia de mostrar as pessoas em casa, conectados, às vezes sozinhos. É um contexto que combina com o momento e retreta fielmente o que canto na música”.

Foto: Pritty Reis

Os diretores do clipe, Baruch Blumberg e Jéssica Maria Araújo, reforçam as palavras de Sant’anna, de usar o isolamento social como uma narrativa do processo criativo. “A ideia era que as pessoas filmassem o que estavam fazendo no seu dia a dia, sem tentar inventar só para o vídeo, mas sim, sua ‘nova’ rotina durante esse período de isolamento. Claro que a câmera sempre provoca performance, e isso também trouxe coisas muito boas para o clipe”, eles contam.

O fio condutor do clipe de ‘Por um Clique’ é a analogia com os stories e feed do Instagram, que segundo o músico, “é onde estamos aprisionados nestes dias de quarentena e também fora dela”. Um relevante debate sobre o quanto tempo ficamos conectados e o quanto damos de importância a isso.

Os diretores revelam mais pontos do clipe. “Aproveitando esse momento da onda de lives diárias, escolhemos unir a banda com Alex, logo no início do clipe. Eles fazerem suas lives da música e Alex participar de todas elas”. Videografismo, animação e correção de cor completam o brilho do audiovisual.

Ouça Baião Amargo no streaming aqui: https://tratore.ffm.to/baiaoamargo.


Ficha técnica

Direção: Baruch Blumberg e Jéssica Maria Araújo

Montagem: Lu Silva

Animação: Renan Henriques

Finalização: Lu Silva, Renan Henriques e Baruch Blumberg

Realização: Rolimã Filmes e Disco de Barro


Alex Sant'Anna na internet

instagram.com/alexsantanna01

facebook.com/alexsantannaSE




Contato para a imprensa


As opiniões expressas nesse site são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião de seus editores.

Site criado por JP Carvalho da JPGraphix, para Metal No Papel 2017 / 2020 - Todos os direitos reservados.

O site Metal no Papel tem sede à Rua Joaquim do Lago, 339 Casa - Balneário Mar Paulista, São Paulo, SP

CEP: 04463 - 080 - mnp.metalnopapel@gmail.com