top of page
  • Foto do escritorMaria Correia

ENSLAVED anuncia novo álbum "Heimdal"


"Esses poucos corações dourados e imortais são os de filhos secretos.

E os segredos do Sol são os das filhas pedindo para..."

Os visionários de Bergen, o Enslaved, têm o orgulho de anunciar seu 16º álbum de estúdio, Heimdal, previsto para ser lançado no dia 3 de março de 2023, pela Nuclear Blast Records. As notícias de hoje trazem também o lançamento de uma nova faixa empolgante, intitulada 'Congelia', juntamente com um videoclipe emotivo e ambiental.


Ivar Bjørnson & Grutle Kjellson do Enslaved comentaram:


"É muito estranho, mas muito incrível que agora estejamos falando sobre o lançamento de nosso 16º álbum; sim, nosso 16º álbum de estúdio. Nada mal para alguns malandros do oeste rural da Noruega, não é? Se você contar nossa viagem juntamente com a banda que durou muito pouco - a banda Phobia, já tocamos juntos por exatos 32 anos!


Em todos esses anos, a mitologia nórdica tem sido nosso cordão umbilical para os reinos do misticismo e da filosofia, e nossa porta de entrada para os reinos da psicologia profunda e dos mundos esotéricos para o além. Um dos personagens mais fascinantes da nossa mitologia é HEIMDAL, e ele está espreitando em nossas mentes como um enigma há três décadas. Sua primeira aparição foi em uma música chamada 'Heimdallr' em nossa fita demo 'Yggdrasill' em 1992, e ele teve papéis menores e mais significativos em nosso universo lírico ao longo dos anos.


Desta vez, decidimos dedicar todo um corpo de trabalho a este personagem mais enigmático e ao mais rico dos arquétipos - apresentamos 'HEIMDAL'. Chegamos mais fundo e exploramos mais à frente do que nunca - o som do passado, presente e futuro da banda reunidas em canções nascidas de pura inspiração - é a força comum de um grupo de amigos e músicos."


PRÉ-VENDA PARA 'HEIMDAL' AQUI: https://enslaved.bfan.link/heimdal.ema



ASSISTA AO VIDEOCLIPE 'CONGELIA' AQUI:

Heimdal, é tanto um ponto de partida quanto uma comunhão com raízes forjadas há mais de três décadas nos turbulentos espasmos do nascimento da cena black metal da Noruega. O registro tem o nome de Heimdal, indiscutivelmente a entidade mais misteriosa da mitologia nórdica.


O álbum apresenta a faixa psicodélica 'Caravans To The Outer Worlds' do EP que leva o mesmo nome lançado no ano passado. As versões bônus do álbum contêm uma faixa extra, 'Gangandi', ao lado de uma cópia em Blu-Ray do impressionante evento de streaming Otherworldly Big Band Experience de 2021 - o projeto mais ousado da banda até hoje, apresentando a banda progressiva norueguesa Shaman Elephant. O show, que inclui um palco com luzes quase caleidoscópicas, apresenta um setlist estelar cobrindo a carreira do Enslaved, tanto com músicas do passado quanto do presente.

Tracklist "Heimdal":

01. Behind The Mirror

02. Congelia

03. Forest Dweller

04. Kingdom

05. The Eternal Sea

06. Caravans To The Outer Worlds

07. Gangandi (Bonus Track)*

08. Heimdal


Formatos Heimdal por enquanto apenas importados:

  • CD

  • Edição Limitada Digipack CD (inc. Bonus Track) + Blu-Ray*

  • 2LP Capa Dupla - preto

  • 2LP Capa Dupla - branco + preto marmorizado (Nuclear Blast Excl.)

  • 2LP Capa Dupla - branco + verde marmorizado (Nuclear Blast + Lojas Selecionadas)

  • 2LP Capa Dupla - azul + branco marmorizado (UK Retail + EMP)

  • 2LP Capa Dupla - branco (USA Revolver Excl.)

  • 2LP Capa Dupla (inc. Bonus Track) + Blu-Ray - transparente c/ preto marmorizado (Nuclear Blast Excl.)*

  • 2LP Capa Dupla (inc. Bonus Track) + Blu-Ray - transparente c/ dourado marmorizado (Nuclear Blast Excl.)*

Heimdal foi produzido pelos próprios Ivar Bjørnson, Iver Sandøy e Grutle Kjellson do Enslaved. A mixagem foi feita por Jens Bogren no Fascination Street Studios, e o tratamento final foi a masterização feita por Tony Lindgren. O conceito e a letra de Heimdal foram, como sempre, desenvolvidos por Ivar Bjørnson e Grutle Kjellson em conjunto.


O álbum foi gravado principalmente no Solslottet Studios em Bergen, propriedade de Iver Sandøy. Solslottet é um anexo do conhecido Duper Studios, onde a bateria foi gravada e projetada pelo próprio Iver, com a ajuda de Vegard Lemme. As guitarras principais, baixo, pianos, órgãos e vocais também foram gravados no Solslottet. Arve 'Ice Dale' Isdal gravou seus solos de guitarra em seu próprio estúdio chamado Earshot & Conclave Studios. Os toques finais e algumas ideias experimentais foram adicionadas no Overlook Hotel usando o equipamento de estúdio móvel da Solslottet. Todas as músicas do álbum Heimdal foram escritas e gravadas no próprio estúdio Crow's Nest de Ivar Bjørnson.

SOBRE ENSLAVED:

A icônica banda norueguesa ENSLAVED continua sendo um dos componentes mais originais e inseparáveis daquilo que se chama coluna vertebral indestrutível de nossa cena. Com uma reputação de serem uma das bandas mais incríveis ao vivo, a banda nunca deixa de oferecer o máximo de seu talento de alto calibre, sempre entregando aquilo que eles propõe com a sua música e agora assinatura: o som do progressivo/obscuro. ENSLAVEDfoi formado em 1991 por Ivar Bjørnson e Grutle Kjellson quando lançaram a primeira demo Yggdrasill num verão de 1992 e consequentemente o mni álbum Hordanes Land em 1993 e o primeiro álbum Vikingligr Veldi que chegou ao mercado na primavera de 1994.


ENSLAVED 2022 é uma banda em sua forma estelar – uma banda existencialista com consciência própria, orgulhosa das tradições de Bergen e que empunham a tocha da grande história musical que a cidade oferece. Seu material mais recente mostra o Enslaved em sua forma mais livre e pensada - uma combinação letal revelando um potencial que está facilmente reacendendo o furor de seus primeiros trabalhos enquanto dança graciosamente através de suas melodias mais ambiciosas, assombrosas e musicais até agora. Uma contradição? A própria vida é uma contradição. E, no entanto, todos nós vivemos para provar que estamos errados.


ENSLAVED é:

Ivar Bjørnson | guitarras

Grutle Kjellson | vocais

Arve 'Ice Dale' Isdal | guitarras

Håkon Vinje | teclados, vocais limpos

Iver Sandøy | bateria


Mais informações:


Fonte: Nuclear Blast

Comments


bottom of page