top of page

Expoente do rock amazônico, O Tronxo mostra em ‘Abismo’ que música do Norte vai além de brega, carimbó e guitarrada

  • Foto do escritor: Maria Correia
    Maria Correia
  • 5 de mar.
  • 2 min de leitura

O Tronxo, banda manauara que mistura rock progressivo, post-rock e psicodelia, anuncia o lançamento do EP Abismo, disponível em todas as plataformas de streaming a partir de 28 de fevereiro. Formado por Anastácio Júnior (AJ), Rafael Borges (Rafatronxo) e Luiz Roberto Góes, o grupo tem se destacado na cena independente com uma sonoridade intensa e atmosférica. O novo trabalho reúne duas faixas inéditas, totalizando aproximadamente 15 minutos de duração, e conta com colaborações de nomes consagrados da música brasileira.


Ouça Abismo aqui:

Uma das grandes surpresas do EP é a participação de Fernando Catatau, líder do Cidadão Instigado, banda cearense que marcou o rock alternativo nacional com sua mistura única de psicodelia, rock progressivo e influências nordestinas. No EP “Abismo”, Catatau contribui com linhas de guitarra na faixa "Vértice" e também produziu a arte de capa, sob direção de Ana Paula Ferrer.


A segunda participação especial é de Victor Xamã, rapper, compositor e produtor de Manaus e uma das vozes mais relevantes do hip-hop contemporâneo. Seu estilo introspectivo e poético aborda temas como identidade e ancestralidade. Sua colaboração no EP aconteceu de forma espontânea em uma sessão de estúdio, resultando em "Em Vós". A faixa retira Xamã de sua zona conhecida e o lança ao cerne rock and roll de O Tronxo. 


Ouça Em Vós com Victor Xamã aqui:

Além de Catatau e Victor Xamã, “Abismo” conta com a participação de Lucas Castro, guitarrista reconhecido por sua sonoridade densa e atmosférica e que a partir deste trabalho, passará a integrar a banda O Tronxo em definitivo. Ele adicionou camadas sonoras imersivas às duas faixas, contribuindo para a identidade única do EP.


Sobre O Tronxo

Formado em Manaus (AM), O Tronxo é um dos expoentes do rock experimental amazônico, combinando rock progressivo, post-rock e psicodelia para criar atmosferas intensas e envolventes. Desde 2013, o trio tem explorado novas sonoridades e conquistado espaço na cena alternativa. O Tronxo ganhou destaque com o álbum Dança Cósmica (2021), viabilizado pela Lei Aldir Blanc, e seguiu desbravando palcos pelo Brasil com o EP Devir (2022) e o single O Rio Que Corre ao Contrário (2023). Com passagens por festivais como Sonido (Belém-PA), Casarão (Porto Velho-RO) e PMW (Palmas-TO), além de apresentações em São Paulo, Curitiba e Goiânia, a banda se consolidou como um nome inovador na música independente.


Agora, com apoio da Lei Paulo Gustavo, “Abismo” ganha os fones de ouvido e reafirma que, quando a música vem do Norte, ela não precisa de um rumo — ela já tem um destino.


Faixas:

1- Vértice

2- Em Vós


Ficha Técnica EP Abismo:

Estúdio: DaHouse Audio

Engenheiro de Som: Led Johnson

Mixagem: Jeferson Souza

Masterização: Rafael Borges

Arte de Capa: Fernando Catatau

Direção de arte: Ana Ferrer


Tour Abismo

O Tronxo já tem datas no Sudeste para dar pontapé nos trabalhos de divulgação de “Abismo”. Confira:

23.05 - FFFront - SP

30.05 - Audio Rebel - RJ

31.05 - Social Ramos Clube - RJ


Mais em:


Fonte: Agência 1a1

As opiniões expressas nesse site são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião de seus editores.

Site criado por JP Carvalho da JPGraphix, para Metal No Papel 2017 / 2020 - Todos os direitos reservados.

Fale conosco:   mnp.metalnopapel@gmail.com

bottom of page