top of page
  • Foto do escritorMaria Correia

Fabiano Negri: Muito peso e histórias aterrorizantes no novo álbum


Crédito: Foto de Fabiano Negri

Alguém menos familiarizado pode se perguntar qual é a relação entre o heavy metal e o horror. A resposta é simples: tudo! Basta lembrar que o Black Sabbath , banda que deu origem ao estilo, tirou seu nome de um filme homônimo estrelado por Boris Karloff, um ator britânico considerado um dos pioneiros do gênero


Portanto, não é surpreendente que o vocalista, multi-instrumentista, compositor e produtor Fabiano Negri (Rei Lagarto, Dusty Old Fingers) esteja explorando esses territórios em seu mais recente álbum, "Mysteries the Night Hides" . Na verdade, sua incursão no heavy metal não é uma novidade completa, já que seu trabalho anterior, o conceitual "ZebathY" (2022), foi completamente influenciado por Black Sabbath e Judas Priest , conforme afirmou Fabiano . "Acredito que tudo reflete o momento e o que ouvi recentemente. Nos últimos anos, tive a oportunidade de ouvir mais heavy metal e hard rock. Assim, ao compor, é natural tender mais para esse lado mais pesado da música", explicou ele .


Entretanto, enquanto o álbum anterior contava a história de uma mulher lutando contra preconceitos, baseando-se na cruz da guitarra pesada e da cozinha direta, “Mysteries the Night Hides” apresenta uma abordagem muito mais elaborada. Possui linhas melódicas acessíveis, mas complexas, destacando significativamente o teclado. Fabiano destaca que "neste disco, as músicas incorporam outros elementos como piano, cordas e órgão, além de serem mais longas e progressivas" .


Na verdade, com exceção de "The Raven's Feast" , lançado em videoclipe e cujo tema fala de uma alma amargurada, condenado a assistir a cena da sua triste morte eternamente, todas as outras faixas ultrapassam os 8 minutos de duração, proporcionando a Fabiano a oportunidade de continuar demonstrando todas as suas possibilidades em todos os instrumentos.


Assista ao videoclipe de "The Raven's Feast" :

Mais uma vez, ele foi responsável pelos vocais, guitarra, teclado, baixo e bateria, além da produção e mixagem de "Mysteries the Night Hides" (uma masterização realizada por Ric Parma). No entanto, isso não significa que a intensidade tenha sido reduzida ou deixada de lado. Os vocais agressivos, a ênfase nos tons graves da cozinha e a guitarra pesada continuam a ser a essência do repertório.


Os três singles lançados anteriormente, "Vampires" , "A Necessary Evil" e "Terrifying Lullaby" alcançaram marcas incríveis de audições no Spotify, mostrando que Fabiano alcançou um nível de qualidade digno de grandes baluartes do Heavy Metal mundial.


Outra característica do disco é que cada um dos cinco temas contém uma história de terror. Fabiano compara: "É como se fosse um 'Tales from the Crypt'" , referindo-se ao famoso seriado americano de terror que fez grande sucesso nos anos 90. Ele esclarece: "Sempre gostei desse tema. Sou fã de filmes e literatura de terror e horror. Então, por que não criar minhas próprias histórias?" Essas histórias variam desde o homem que passa seus dias buscando evidências da existência de vida após a morte até o nascimento de um filho do mal destinada a colocar aqueles que propagam mentiras nas redes sociais, abrangendo até o homem condenado a testemunhar seu corpo sendo eternamente devorado por corvos, entre outros temas cuidadosamente elaborados para causar arrepios.


"Mysteries the Night Hides" , lançado oficialmente em 1º de dezembro em todas as plataformas digitais (também disponível para venda digital com arquivos de altíssima qualidade, letras, fotos, ficha técnica e lançamento em artes exclusivas diretamente com o músico), é um álbum variado, acessível e assustador com o puro creme de la creme do Heavy Metal clássico, ideal para ser ouvido alto e, talvez, durante a noite. Afinal, não é lá que os mistérios se escondem?


Ouça "Mistérios que a Noite Esconde" em

Mistérios que a noite esconde

Um mal necessário

Vampiros

Canção de ninar aterrorizante

A Festa do Corvo

Letra e música de Fabiano Negri

Gravado, produzido e mixado no estúdio Cultura Pop por Fabiano Negri


Após o recente lançamento, Fabiano Negri encaminha-se para uma fase intensiva em sua carreira, dedicando-se de corpo e alma à criação de outro álbum completo grandioso no gênero Heavy Metal. Com a pré-produção concluída e o lançamento programado para o primeiro semestre de 2024, testemunhamos mais um capítulo notável na trajetória extraordinária deste mago do bom gosto musical. Prepare-se para uma experiência sonora que deixará uma marca indelével na história do Metal brasileiro, reafirmando seu impacto no cenário musical.

Lançamento original de Antônio Carlos Monteiro.
Adaptação e atualização por JZ Press.

FABIANO NEGRI nas redes:

Facebook: @fabianonegrisolo

Twitter: @fabianonegri

Instagram: @fabianonegrisolo

YouTube: @fabianonegrisolo


Fonte: JZ Press

bottom of page