Texto: Carlos Ferracin Foto: Jéssica Marinho
“Rite Here Rite Now”, em exibição nos cinemas, é o primeiro longa metragem do Ghost dirigido por Tobias Forge e Alex Ross Perry que capta duas apresentações realizadas em Los Angeles (EUA) nos dias 11 e 12 de setembro de 2023 (foram estas onde era proibido usar celulares) intercalando o show com uma espécie de versão estendida dos pequenos filmes que a banda vez por outra solta - o título do filme é um trocadilho para “right here right now” (aqui e agora).
O enredo foca na ideia de que Cardinal Copia / Papa Emeritus IV já cumpriu dois ‘ciclos’ - os álbuns “Prequelle” e “Impera” - embora ele afirme que faz um ‘bom trabalho’ e que deveria continuar ‘para sempre’. O mais interessante dos personagens criados por Forge é a personalidade singular que cada um possui, Copia mostra-se arrogante algumas vezes - por exemplo, quando reclama que um dos Nameless Ghouls está ‘roubando-lhe os holofotes’ - mas que acaba passando uma mensagem de ‘aproveitar o momento’.
Apesar do enredo bem interessante e um final inesperado, o foco é a apresentação em si. Quem presenciou as apresentações realizadas em São Paulo no ano passado sabe a grandiosidade que se tornou o Ghost. Apresentado como um show contínuo, as tomadas de câmera são fascinantes com uma infinidade de pontos de vista que colocam o espectador em cima do palco acompanhando os movimentos da banda.
Com a maior parte das cenas acompanhando Cardinal Copia, os Nameless Ghouls são bem retratados - e eu considero o atual visual o mais bacana desde a sua criação. Outro aspecto interessante é notar que o motivo principal do Papa ter praticamente abandonado a vestimenta papal é a dificuldade de se movimentar com aquele traje - apenas em “Call Me Little Sunshine” podemos ver a tal veste - já que o ‘atual’ esbanja jovialidade.
Os fãs também possuem seu espaço no filme, sendo retratados a todo instante, sempre com a mesma pintura utilizada por Copia ou as inúmeras freiras que povoam o recinto, cantando praticamente todas as letras. Aliás, é bom ressaltar que Tobias Forge é um mestre em criar refrões grandiosos, perfeitos para grandes arenas.
Se o show teatral do Ghost não é nenhuma novidade - Kiss e Alice Cooper já faziam há décadas - tudo parece programado pela mente de Forge e mesmo essa ‘reciclagem’ do passado não é nenhum demérito, ele mesmo é um admirador confesso desses artistas.
Quase ao final, Copia agradece ao público dizendo que “desde a primeira vez que nos apresentamos aqui, sempre aparecia mais gente que a anterior. Tecnicamente não era eu, mas vocês entenderam...” - e esse é o grande mérito de “Rite Here Rite Now”: retratar o ótimo momento pelo qual passa o Ghost e dar algumas dicas sobre o futuro da banda.
Ah, nos créditos é apresentada uma nova canção, “The Future Is A Foreign Land”.
Setlist
Intro Imperium
1. Kaisarion
2. Rats
3. Faith
4. Spillways
5. Cirice
6. Absolution
7. Ritual
8. Call Me Little Sunshine
9. Con Clavi Con Dio
10. Watcher in the Sky
11. If You Have Ghosts
12. Twenties
13. Year Zero
14. He Is
15. Miasma
16. Mary on a Cross
17. Mummy Dust
18. Respite on the Spitalfields
Encore
19. Kiss the Go-Goat
20. Dance Macabre
21. Square Hammer
Comments