top of page
  • Foto do escritorMaria Correia

Heaven's Guardian: Everton Marin lança Concerto para Piano e Orquestra



Compositor e pianista goiano Everton Marin se juntou à Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás para lançar o álbum "Headway"

Assim como ocorreu em "Chronos", mais recente álbum do Heaven's Guardian, o compositor e pianista goiano Everton Marin novamente se juntou à Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, desta vez para lançar um marco no Estado de Goiás: "Headway: Piano Concerto N.I", primeiro Concerto para Piano e Orquestra composto no Estado de Goiás. A grandiosa peça é divida em quatro movimentos: Allegro, Adagio, Allegro e Presto. A regência ficou a cargo do maestro Eliel Ferreira e as gravações realizadas no Fanton Studio e Art Music Studio foram produzidas por Geovani Maia.


Juntamente com o disco físico, o livro com as partes de piano e da grade orquestral também foi disponibilizado. O prefácio do livro e do encarte do álbum foi escrito pelo maestro, violinista e regente italiano Emmanuele Baldini, Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Baldini analisou a obra e concluiu que se trata de uma composição primorosa em vários aspectos, cujo valor vai além do fato de ser a primeira obra do gênero escrita por um compositor goiano. "Ao longo de seus quatro movimentos, a criatividade e o contraste de diversos caracteres constroem uma obra extremamente rica em detalhes e momentos interessantes. Passamos do virtuosismo neo-romântico do 1º movimento para as influências barrocas nas severas sequências harmônicas do 2º, enquanto no 3º somos surpreendidos por um clima de "Belle Époque" francesa, cheia de humor; humor que continua presente no 4º movimento que possui claras influências daquele gênio extremamente subestimado que foi F. Poulenc".


De acordo com Baldini, é um Concerto que se escuta sem cansar do início ao fim, fantasioso, conservador em seu tonalismo orgulhoso, mas nunca banal e, ao contrário, cheio de estímulos para quem o ouve com atenção. "E que execução brilhante! O próprio compositor toca a parte do piano com precisão e vitalidade, enquanto as ricas texturas orquestrais são realizadas pela Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, regida por Eliel Ferreira", concluiu.



A obra estará disponível nas plataformas digitais no dia 23 de dezembro.



Fonte: ASE Music Press

Comments


bottom of page