top of page
  • André Santos

JUSTABELI – Intense Heavy Clash


Lançamento 2019

Selo/ Gravdora: Mutilation Records, Nyarlathotep Records, Old Metal Rites Records, Blasphemic Art, UBD e Distro Rock Records.



O Black War Metal paulistano do Justabeli está em seu terceiro álbum de estúdio. Este mesmo carrega o nome de Intense Heavy Clash (um título que atribui e marca uma significativa mudança na linha harmoniosa da banda).

Lançado em 2019, o disco traz uma nova formação para dentro deste último projeto, e, fica bem evidente que o álbum soa bem melhor do que seus antecessores, devido até mesmo pela preocupação em ter uma produção mais apurada, deixando todos os timbres dos instrumentos audíveis, trazendo uma percepção mais limpa para a sonorização, assim podemos analisar melhor a técnica e desempenho da banda.


Mas, os elementos que a banda sempre trouxe para sua música está presente, e, o Intense Heavy Clash segue a mesma linha de “guerra ao cristianismo”, porém mais técnico e com pitadas ríspidas, com toda a essência bélica e satânica que o Justabeli faz.


Por mais que eu tenha citado o gênero “BWM”, como todos nós estávamos acostumado a conhecer o Justabeli, o trio trouxe para dentro de seu trabalho uma linha mais puxada para o próprio Black Metal, com certas pitadas de Heavy Metal ( acredito eu, devido mesmo às novas influências presentes dentro do contexto da banda), o que está bem perceptível em Intense Heavy Clash.


O novo álbum sem dúvida nenhuma traz uma ótima versatilidade em suas composições, sem deixar o clima caótico empunhado por seus riffs agressivos, agora aliados com uma harmonia mais refinada, onde isso já fica bem evidente na primeira faixa que traz o nome ao bélico.


Intense Heavy Clash já é carregada dessas influências mencionadas acima, onde as nuances entre o Black Metal e a harmonização do Heavy Metal se casam perfeitamente, mostrando o quanto a banda madureceu musicalmente.


No Compassion for Traiors já soa como um tanque de guerra devido sua bateria repleta de “blast beats”, vocais extremamente rasgados flertando muito bem com as bases agressivas e gélidas, além da harmonização presente na composição que eleva mais ainda, destacando-a dentro do corpo físico do disco.


Outra que se destaca dentro desse corpo harmônico é a faixa Satanic War Black Metal, de ótima orquestração, porém direta, com boas quebras de tempo. Em minha humilde opinião uma das melhores dentro do álbum, lembrando um pouco até mesmo de bandas como: Dimmu Borgi e Immortal.


Já em Puking Lead and Hate sua harmonização é toda trabalhada, trazendo novamente aquela linha entre o Heavy e o Black Metal, de forma agressiva, porém cheia de melancolia.

Outra que segue esta mesma linha é a faixa Powder’s Smell, com riffs bem convidativos a “bangear”.


Prepare for the Atfermath é uma verdadeira explosão de rítmica agressiva empregada com uma excelente harmonização gélida.

Já a sétima audição fica por conta da belíssima introdução de In the Jaws of Death. A mesma conquista por riffs extremamente poderosos, acompanhados de momentos mais cadenciados.


Apocalypse 666 é uma verdadeira marcha para o inferno. O clima caótico aqui se faz presente empunhados por riffs agressivos e bateria que martela sua caixa torácica.


Over the South, Wisdom and Judgment fecha as nove audições de forma ímpar, apresentando um disco sem nenhuma deficiência.

 Creditos: Leandro Cherutti/@leandro_cherutti

Não tenho dúvida que Intense Heavy Clash do Justabeli é um dos grandes destaques do Metal Nacional, que tem tudo para continuar galgando bons frutos.


Tracklist:

1. Intense Heavy Clash

2. No Compassion for Traiors

3. Satanic War Black Metal

4. Puking Lead and Hate

5. Powder’s Smell

6. Prepare for the Atfermath

7. In the Jaws of Death

8. Apocalypse 666

9. Over the South, Wisdom and Judgment



Links:

bottom of page