top of page
  • Foto do escritorJéssica Marinho

Lendária loja e museu do Black Metal Neseblod Records sofre incêndio


Foto: Metal Injection

A Neseblod Records – antiga e famosa loja de discos Helevete - em Oslo foi severamente danificada por um incêndio que ocorreu nesta madrugada, 10 de abril. Segundo o jornal norueguês Verdens Gang (VG) , ocorreu um incêndio no porão da loja e destruiu grande parte do seu acervo, que conta com itens raros e exclusivos da história do Black Metal Norueguês.

A coproprietária (e ex- esposa de Kenneth Neseblod) da Neseblod Records, Grethe Neseblod, disse ao VG “Não está claro o que aconteceu”, disse . "Estou do lado de fora agora e não posso entrar, pois está há muita fumaça. Portanto, não tenho ideia da extensão dos danos."

A polícia está atualmente investigando o incêndio.

“Muito do que temos está apenas em exibição e não à venda”, acrescentou o coproprietário Kenneth Neseblod à VG . "É um local parecido com um museu e ao mesmo tempo uma loja de discos. Temos cartas de troca de discos, fitas cassetes e fitas que antes eram usadas para escrevermos uns para os outros na comunidade do metal."

A loja Helvete era propriedade do Euronymous (Mayhem) e fechada no início de 1993 depois de chamar a atenção negativa da polícia e da mídia local graças às atividades dos membros da Inner Circle, e acabou sendo reaberta como Neseblod Records. A loja é amplamente considerada um museu do black metal, recebendo turistas toda semana que buscam adquirir material e conhecer o famoso porão onde a história do Black Metal foi fundada.

Esse terrível acidente é trágico e marcante para a história do metal.




bottom of page