Mawiza lança novo single Mamüll Reke
- Maria Correia
- há 4 dias
- 3 min de leitura

Para o vasto mundo do metal, os Mawiza ainda são uma nova força em ascensão, mas esses guerreiros mapuches modernos sempre se mantiveram firmes em suas raízes indígenas. O próximo terceiro álbum da banda, o primeiro desde que ganhou um Grammy chileno, nos convida a restaurar nosso equilíbrio com a natureza. Enquanto o último single de ÜL alerta: que o apocalipse está se aproximando rapidamente, "Mamüll Reke" demonstra orgulhosamente a resistência de Mawiza ao confiar em tudo o que aprenderam em sua terra ancestral.
"Esta música é dedicada à natureza", diz Mawiza. "Se necessário, morreremos para defender nossa terra."
Antes de se unirem em 2014, Mawiza já havia testemunhado a Nação Mapuche passar por uma tremenda convulsão. Metade do vídeo de "Mamüll Reke" foi filmado em território mapuche no sul do Chile, nos arredores da cidade de Valdivia, que agora é controlada por duas empresas de madeira. " Txekalefuy küllfün piwke / Caminhamos com orgulho em nossos corações ", canta Awka durante o sombrio verso de abertura da música, acompanhado por uma caixa seca e arrastada, uma linha de baixo crua e vibrante e campos de tocos de árvores.
"As árvores são sagradas para os Mapuche", diz Mawiza. "Elas são uma fonte de força. Mas agora, a floresta nativa está sendo completamente destruída por corporações que tomaram conta do nosso território."
Com seu contrabaixo rápido e rosnados cavernosos, "Mamüll Reke" pode soar como um mundo à beira do colapso. Mas, em sua essência, o mais recente single do ÜL é fortalecido pela resiliência e resistência não apenas do povo Mapuche, mas também da terra. Em inglês, a música se traduz como "Assim como a árvore". Elevando-se acima das nuvens com uma flauta brilhante e penetrante, o refrão encantador evoca sua energia harmoniosa com um triste grito de guerra Afafan. Mamüll reke / Lhalu witxan / Afafalen / Lhayaiñ ka (Assim como a árvore / que morre em pé / entoando o grito de guerra / nós também morreremos) .
"Esta é uma das músicas mais melódicas do ÜL ", diz a banda. "Queríamos que ela trouxesse a mesma energia que você carrega para a batalha. Morreremos como uma árvore em chamas em pé. Porque a natureza nos ensinou tudo o que somos."
A outra metade do vídeo "Mamüll Reke" foi filmada em meio a uma floresta nativa na comunidade vizinha de Kalfvgen, supervisionada pelo Machi Paolo Aroca Cayunao. Esta curandeira convidou Mawiza depois de acompanhá-los ao set no Fluvial 2024. "Passamos a compartilhar uma ótima relação com ela", diz Awka. "Há uma grande energia na terra onde ela vive. O ambiente é ótimo para absorver a espiritualidade Mapuche."
É somente durante esta parte do vídeo que Awka dança o Pürun, imitando os avestruzes que são frequentemente avistados em sua cidade natal, Temuco. Com os pés agora de volta ao solo nativo, "Mamüll Reke" termina com imagens de plantas nativas retornando ao solo árido, como se despertadas pelo ritmo pesado, grooveado e ancestral da banda.
"Os mapuches ainda estão de pé", diz Mawiza. "Vocês podem nos derrubar, mas se um cair, dez se levantarão."
Origem: Wallmapu, Nação Mapuche
Estilo: Indígena Groove Metal
FFO: Gojira, Soulfly, The Hu
Line Up:
Awka - Vocalista principal e guitarra base
Karü - Guitarra solo e backing vocal
Zewü - Baixo e backing vocal
Txalkan - Bateria e percussão
Músicos convidados
Fabiola Hidalgo (Liquén)
Estúdio de gravação
Estudio del Sur no Chile
Produtor
Pancho Arenas
Engenheiro de Som e Mixagem
Pancho Arenas
Estúdio de Masterização
Música do West West Side
Engenheiro de Masterização
Alan Douches
Arte da capa
Kata Ulloa
ÜL será lançado em 18 de julho pela Season of Mist.
Faça a pré-encomenda e pré-save
Créditos do vídeo
Diretor e Editor - Andrés Hetzler
Operador de Câmera e Drone - Roberto Urzúa
Colorista - Soledad Gatica
Produtor Executivo - Unai Garcia
Produtor/Diretor de Arte - Awka Nawel
Siga Mawiza
Bandcamp: https://mawizakvlt.bandcamp.com
Instagram: https://www.instagram.com/mawizakvlt
Facebook: https://www.facebook.com/mawizakvlt
YouTube: https://www.youtube.com/@mawizakvlt
Fonte: Seasons of Mist