top of page
  • André Santos

MOFO – Sick and Insane


Lançamento 2020


Mofo é uma banda composta pela essência do Thrash Metal, formada a uma década atrás pelos músicos: Rodrigo “Shakal” Loreto e Lucas Werner, hoje trazendo uma nova formação para dentro do MOFO, Emiliano Gomes (Vocal) Arthur Colonna (Guitarra) Rodrigo “Shakal” (Guitarra) Pedro Dinis (Baixo) João Paulo “Mancha” (Bateria). O quinteto brasiliense está trazendo de fato o seu primeiro álbum, composto por dez faixas. O título escolhido para este trabalho é Sick and Insane, sendo sucessor do EP Empire of Self-Regard.


Desde sua formação, a principal característica que os brasilienses procuram em seus trabalhos é a excelente mescla do Thrash/Death Metal e o próprio Hardcore, uma junção que a banda sabe muita bem traduzir em suas composições. Já no próprio Ep citado acima ficava notório essa mistura que a banda sempre fez.


Neste novo projeto intitulado de Sick and Insane, o quinteto apresenta um álbum extremamente bem estruturado e carregado de boa rítmica e harmonia, presenteando o ouvinte do genuíno Thrash Metal. O “Petardo” está bem encorpado de riffs velozes, sem dar descanso nas audições. Já a produção do disco ficou a cargo do próprio Mofo e “Xexel”, gravado no Texas Estúdios em Brasília, o design e a arte é assinada por Ricardo Bancaleiro.


Como eu disse anteriormente, a bolacha está recheada de dez faixas insanas, tornando o Sick and Insane uma boa pedida e convida o ouvinte a escutar o álbum sem moderação. O álbum abre com um interlúdio bem bacana. “Cynic” é a responsável em dar o clima atmosférico ao projeto.


Já embalado por esse clima, a faixa “Adrenaline” já chega surrando os tímpanos do ouvinte, riffs encorpados e velozes já mostra que as outras composições irão seguir pelo mesmo caminho, castigando e martelando nosso peito com tanta ira.


E “Brothers of Death” não fica atrás. Suas harmonizações são bem elaboradas, e, logo se casa a uma rispidez animal. As guitarras emanam muito combustível na composição, elevando o gás, fora o destaque que a cozinha atribui a faixa com Pedro e J. Paulo, excelência pura.


Time for War” é mais uma faixa visceral, seguindo a linha de sua antecessora. Como disse, o disco não dá um descanso para respirarmos. Horas, em certos momentos a faixa te traz uma boa harmonização dentro da composição, que por sinal muito bem encaixada, sem perder o gás que o quinteto apresenta em toda sua dinâmica.


Já a quinta faixa é o título do “petardo” “Sick and Insane”, que segue a linha das antecessoras, emanando muito peso. Aliás, o disco não dá uma pausa neste sentido. Desde o começo o bicho é azedo e ríspido.


Let them Fall” além de ser uma faixa bem groovada, é repleta de acidez. O bacana dessa faixa é que o frontaman Emiliano Gomes atribui muito bem sua voz a faixa. O cara manda muito bem dentro do gênero que a banda propõe. Em seguida, temos a faixa “Final Esperiment”.


Uma faixa que posso destacar como uma das principais do álbum é a icônica faixa “Frank”, por sua estruturação como as melodias empregadas na composição sem deixar de lado o som agressivo, que vem recheando todo o álbum.


A nona audição fica por conta da faixa “Purgatory”, outro destaque no álbum. E, as melhores composições, o Mofo deixou para o final. E, fechando as audições temos a surradeira “Hate and Disgrace”.

O que tenho a resumir de Sick and Insane é que o disco é extremamente visceral. Quem é apreciador do gênero Thrash Metal irá se surpreender com as faixas presentes dentro do disco. Mofo mostra muita competência e experiência de sobra, e, após este novo projeto a banda só tem a crescer.


Tracklist:

01. Cynic

02. Adrenaline

03. Brothers of Death

04. Time for War

05. Sick and Insane

06. Let Them Fall

07. Final Experiment

08. Frank

09. Purgatory

10. Hate and Disgrace


Links:









bottom of page