top of page
Foto do escritorMaria Correia

Nightmatter Festival pretende reunir o que há de mais relevante no metal extremo do interior paulista


Primeira edição do evento acontecerá na casa de shows Isla em

Sorocaba no próximo dia 24 de Agosto

Warshipper, Aske, Infernal Course e Deep Memories são as quatro bandas paulistas que irão compor o line-up da primeira edição do Nightmatter Festival, evento que pretende reunir o que há de mais relevante no metal extremo do interior paulista no momento. O festival será realizado na casa de shows Isla em Sorocaba/SP no dia 24 de Agosto e os ingressos já estão à venda pelo Clube do Ingresso. Abaixo um pouco mais sobre cada uma das atrações do evento.


Warshipper

São 13 anos de carreira, quatro álbuns de estúdio, um luxuoso relançamento em CD Duplo, uma turnê europeia, participações em importantes festivais e shows por várias regiões do Brasil. Os números que o Warshipper vem acumulando são mesmo relevantes, reflexo direto de sua qualidade artística e musical: sonoridade extrema de infinitas potencialidades!


Essas qualidades foram amplamente reconhecidas pela imprensa especializada em resenhas publicadas sobre o mais recente álbum da banda, “Essental Morphine”, lançado em 2023:


“Esse álbum é maravilhoso” (Silas Rodrigues – Heavy Mustache); “Essential Morphine é um dos discos mais criativos que já me deparei” (Renan Bezan – O Subsolo); “Mais do mesmo não existe no dicionário do Warshipper, há sempre algo diferente e surpreendente em cada novo trabalho” (Cristiano Ruiz – Mundo Metal); "Um dos grandes álbuns de música extrema do ano" (Rodrigo Monteiro - Rock Master); “O melhor álbum da banda, me surpreendeu demais” (Ricardo Brigas – Cultura em Peso); “O Warshipper nos faz entender o death metal sob outras perspectivas” (Flávio Farias – Headbangers News); "Em fração de três anos, o Warshipper deu um surpreendente salto rumo à sua maturidade musical" (Diego Pinheiro).


A turnê de divulgação de “Essential Morphine” tem contado com alguns dos shows mais marcantes da carreira da banda até aqui, como a participação na edição 2023 do Setembro Negro Festival, a apresentação como co-headliners do Dia Mundial do Rock em Macapá/AP onde tocaram para mais de 20 mil pessoas, a passagem pelo Porthell Metal Fest em Portel/PA e os shows ao lado do Swallow The Sun e Septic Flesh. E ainda como parte da tour de “Essential Morphine”, o Warshipper embarca para sua segunda turnê pela Europa em Outubro de 2024. O grupo fará shows em seis países diferentes: Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Espanha e Portugal.


Assista o vídeo de “Morphine”:


Aske

Originária de São Carlos/SP, o Aske está há 15 anos na estrada e possui dois álbuns muito elogiados, “Once”, o debute de 2015, e o mais recente, “Vol. II”, lançado em 2023, sem deixar de mencionar o EP  “Broken Vow” de 2017. Se em “Once” o Aske fez predominar uma sonoridade mais crua baseada estritamente no black metal, em “Vol. II” o até então duo formado por Filipe Salvini (vocal/baixo) e Lucas Duarte (guitarra) persistiu em entregar um trabalho potente, plural, de altíssimo nível em termos de composição e produção. O resultado não poderia ser outro senão um disco que recebeu os melhores elogios da imprensa especializada: ”Este disco pode bater de frente com qualquer outro lançado na Europa! Matador!” (Metal Fire Metal); "A qualidade atingida pela banda neste novo álbum é de se impressionar" (Rock Vibrations); “Altamente recomendado!” (ReiDjou); “Vol. II é um álbum versátil e verdadeiramente atrativo” (Roadie Crew); "Tem estudo, pesquisa e embasamento filosófico" (Road To Metal); “Talentos, de fato, não faltam para o duo” (Heavy And Hell); “Promissor, muito promissor!” (Metal Addicts – USA).


Propriamente devido ao foco nas composições, o Aske reclusou-se dos palcos nos últimos anos. Mas o grupo nunca se propôs a ser um projeto de estúdio, tanto é que agora com a chegada do novo baterista, Fernando Turi (ex-Torqverem e fundador da Songs Of Oblivion), a banda finalmente poderá cair na estrada para mostrar o poder de fogo das novas composições ao vivo.


Assista o vídeo de “Sinner”:


Infernal Course

Formado na cidade de São Roque/SP em 2001, o Infernal Course é uma das bandas mais respeitadas e admiradas pelas fãs de metal extremo no Brasil.


Isso porque, além da comprovada qualidade técnica e criativa, o grupo sempre manteve-se fiel à estética original do death metal old school, dando sequência ao legado iniciado pelos grandes pioneiros do estilo como Possessed, Morbid Angel, Deicide, Sodom e Death.


Desde sua primeira demo autointitulada, que foi considerada pela renomada revista Valhalla como a “Melhor Demo Tape de 2003”, o Infernal Course vem construindo uma base fiel de fãs e seguidores. Tanto é que o debute "The Devil’s Sentence of Destruction" foi um dos lançamentos mais aguardados do estilo em 2009. Quando o sucessor “Impaled Society” foi lançado em 2016, o Infernal Course já era um nome relevante da cena nacional do metal e o álbum foi super elogiado pela imprensa especializada. “Fallen Gods” e “Marching In Hell”, que estão no tracklist, tornaram-se clássicos do death metal brasileiro de todos os tempos.


Passado consolidado, eis que um novo curso infernal está para ser trilhado com o terceiro e próximo álbum do Infernal Course previsto para o segundo semestre de 2024.


Assista o vídeo ao vivo em estúdio de “From Deeply In Hell”:


Deep Memories

Formada em 2016 pelo multi-instrumentista e produtor Douglas Martins (ex-Desdominus), a Deep Memories é uma “one man band” que obteve rápida ascensão, consolidando-se como um dos grandes nomes do death/doom brasileiro pela originalidade de sua sonoridade e complexidade melódica.


O álbum de estreia da banda, "Rebuilding The Future", foi lançado em 2018 e obteve uma recepção muito positiva, recebendo elogios e ótimas avaliações da imprensa especializada.


Em setembro de 2022, o Deep Memories lançou em CD e em todas as plataformas de streaming seu segundo álbum intitulado “Why Do We Suffer?”. Assim como em seu álbum de estreia, o novo material também foi executado, produzido, gravado e masterizado por Douglas Martins no AJM Studio entre 2020 e 2022.


Em abril de 2023, Douglas Martins convidou outros grandes músicos brasileiros para se juntarem ao Deep Memories e assim poderem se apresentar ao vivo. A estreia não poderia ter sido melhor do que ao lado do Moonspell em Limeira/SP. A banda também tem se apresentado em diversos festivais brasileiros desde então.


Assista o vídeo de “Why Do We Suffer?”:


O Nightmatter Festival está programado para acontecer a partir das 17h no sábado dia 24 de Agosto. Os ingressos no primeiro lote custam de R$ 20,00 à R$ 40,00 e podem ser adquiridos pelo Clube do Ingresso neste link: https://www.clubedoingresso.com/evento/nightmatter-festival


O Isla, onde o festival será realizado, fica localizado na Av. Barão de Tatuí, 33 no Jardim Vergueiro em Sorocaba/SP.


O evento é uma produção da Som do Darma e mais informações podem ser obtidos no Whats App: (15) 99134-3443


Mais Informações:  


Fonte: Som do Darma

Comments


bottom of page