top of page
  • Foto do escritorMaria Correia

PACTUM: celebrando 25 anos de banda com o EP "Nigredo"


Após mais de uma década como um trio a banda paranaense de black metal PACTUM convocou o baixista Odes in Tenebris que se junta à C. Abigor (vocais), Azrael (guitarra) e Malphas (bateria). Com essa nova formação um novo CD está sendo lançado pela gravadora Drakkar Brasil, celebrando os 25 anos desde a formação da banda. O EP "Nigredo" conta com três faixas inéditas, incluindo uma cover de "The Trial" da dupla australiana DEAD CAN DANCE, e as músicas da demo "Ad Majorem Luciferi Glorium", lançada originalmente em 1999.


Sobre o título e arte utilizada em "Nigredo" a banda comentou: "'Nigredo' advém do latim e significa "Escuro", também é um termo conhecido na alquimia como seu primeiro estágio, o que representaria a morte espiritual, mas, nós a temos como desconstrução, renascimento e evolução espiritual e intelectual.


A capa deste EP foi feita pelo artista russo Vergvoktre, o qual é uma figura peculiar e enigmática, autor de obras que se assemelham a pesadelos atormentadores que se escondem nos cantos mais obscuros dos recôncavos da alma humana, sua obra reflete através de imagens nossos anseios e objetivos."

No momento a banda está trabalhando na produção do seu próximo álbum, que será lançado em 2021. Enquanto o novo material não sai, confiram as músicas do EP "Nigredo" na página da Pactum no Bandcamp em: pactum.bandcamp.com


A gravadora francesa Drakkar Productions é uma das mais antigas gravadoras especializadas em black metal ainda em atividade. A Drakkar Productions - South American Division, ou simplesmente Drakkar Brasil, foi lançada em 2013 com o intuito de tornar os materiais do selo francês mais acessíveis ao público sul-americano, além de lançar bandas do continente com sua experiência em mais de 20 anos de atividades no underground.


"Nigredo" pode ser adquirido no site da Drakkar Brasil no link a seguir: https://www.drakkarbrasil.com.br/store/br/cd/1653-pactum-nigredo-digipack-cd.html

Links relacionados:

- Pactum - Bandcamp - pactum.bandcamp.com

- Pactum - Facebook - facebook.com/pactum666

- Drakkar Brasil - Facebook - facebook.com/drakkarsouthamerica

- Drakkar Brasil - Instagram - instagram.com/drakkarbrasil

- Drakkar Brasil - Site - drakkarbrasil.com.br


Fonte: Nightfall PR

bottom of page