top of page
  • Foto do escritorMaria Correia

Patria apresenta videoclipe de 'Archetypes'


Foto Crédito: Rachel Meert

"Archetypes" tem letra inspirada no livro Enuma Elish, mais antigo mito escrito sobre a criação de deuses sob a visão cosmológica dos babilônios

A banda gaúcha de black metal Patria, que promove o novo álbum, "Hexerei", apresenta o videoclipe para a faixa "Archetypes", que teve a sua estreia no canal Black Metal Promotion. "Archetypes" tem a letra inspirada no livro Enuma Elish, que é o mais antigo mito escrito sobre a criação de deuses, sob a visão cosmológica dos babilônios. O mito retrata Tiamat em forma de uma gigantesca serpente, enquanto Marduk, com seu vasto arsenal, enfrenta diversas batalhas para vencê-la. Após a vitória, Marduk passa a ser o líder dos deuses por aclamação e divide o cadáver de Tiamat em duas partes – a metade superior se tornando o céu e a metade inferior, a terra. Em seguida, cria a humanidade com seu sangue e ossos.


Enuma Elish, conhecido como as sete tábuas da criação, é considerado por estudiosos como o material de fonte primária para o livro do Gênesis. Quando as sete tábuas foram descobertas, as evidências apontavam que elas haviam sido usadas em um "ritual", significando que ele era recitado durante uma cerimônia. "Tentamos ilustrar essa história de forma mais ampla e subjetiva no vídeo, também trazendo a tona uma espécie de crítica sócio-política, mostrando que aqueles pensamentos e mitos tão antigos podem ainda encontrar eco na vida real, nos dias de hoje, e de maneira distintas", observou o guitarrista Mantus.


Confira o videoclipe de "Archetypes", produzido pela Head Label Audiovisual:

"O clipe é uma produção da Head Label Audiovisual, agência liderada por Walter de Andrade, que ficou responsável pela câmera, direção e pós-produção. Tivemos o ator Valber Rodrigues atuando com uma fantástica caracterização, com a ajuda da maquiadora Wanessa Brazil e o figurino de Leo Zincone. O trabalho ficou excelente!", avaliou Mantus.


"Hexerei" está disponível no Brasil pelo selo Dawnrazor Records, com distribuição via Drakkar Brasil. Na Europa, o lançamento fica a cargo do selo alemão Ketzer Records e no México através da Helvete Records, com vendas nos Estados Unidos pela Rebellion Republic. A distribuição digital é da Blood Blast, subsidiária digital da gravadora alemã Nuclear Blast.


O sucessor de "Magna Adversia" conta com a participação especial de Lembetu, vocalista da banda estoniana Loits; do baterista Leonardo Pagani (Malphas), que tocou com Mantus por anos no Mysteriis e diversos outros projetos; e de Demon Fog (Songe d'Enfer). Já a intro, "Hexerei", que abre o repertório do disco, foi criada e orquestrada por Dave Deville, que já trabalhou para The Troops of Doom e Litosth.

Venda do CD no Brasil disponível em https://www.patriaofficial.com/loja


Plataformas digitais: https://bfan.link/hexerei


Sites relacionados e mídias sociais:


Nota na ASE Music: https://tinyurl.com/vsxn9kxd


Fonte: ASE Music Press

bottom of page