top of page
Foto do escritorMaria Correia

POSSESSION - lançado hoje o álbum "Disentombed Manifestations"



O surgimento do POSSESSION remonta a 1991, quando o vocalista Nyk Edinger e o baterista Shane Goade abordaram Shayne Scholl sobre a criação de músicas que causariam um impacto duradouro no mundo do metal. Desde o início, a música foi concebida para ser uma máquina de guerra intensa, enquanto unida por ganchos viciantes dos quais os ouvintes nunca seriam capazes de se libertar totalmente. Temas líricos se propõem a dar nova vida a conceitos como conflito espiritual e obsessão com o ocultismo com um alcance vocal que virtualmente definiu a identidade da banda.


“Have No Fear” foi apenas a primeira “manifestação”, digamos assim? Duas outras composições ainda mais ambiciosas foram escritas, e a banda estava programada para fazer uma gravação em estúdio em agosto do mesmo ano. Isso nunca aconteceu. Shayne, em um golpe rápido de idiotice suprema, esmagou sua mão esquerda em uma máquina e teve que cortá-la completamente.


Cinco dias depois, um baixista entrou. Ele não era muito bom, mas também não era Shayne ... agora. A única maneira de transformar dois negativos em positivos era escolher uma música muito fácil de aprender, King Diamond's “Haunted”, e desafiar o aspirante a baixista para ver quem a aprenderia primeiro. Não foi bem para o novo cara. Para Shayne, foi um importante primeiro passo para sair do abismo e, como antes, não seria aprender a tocar que o permitisse compor. Em vez disso, foi a composição que o levou a aprender a tocar novamente.


Mike Vinson entrou como segundo guitarrista na primavera de 1992, e os dois imediatamente começaram a escrever material. Mike era um guitarrista incrível, cuja criatividade não prestava homenagem ao gênero. Um aspecto importante de seu som, no entanto, era que ele era canhoto e tocava violão para destros, o que, embora lhe proporcionasse um reinado poderoso sobre o braço da guitarra, representava um adeus à “intensidade da máquina de guerra”. Mesmo assim, é melhor deixar a música falar sobre esse assunto. Os dois nem sempre se encontraram musicalmente, mas o que os tornava uma dupla forte era a vontade constante de fazer as idéias um do outro funcionarem.


O quarteto entrou em estúdio pela primeira vez no final de 92, resgatando “Have no Fear” das cinzas e apresentando quatro novas canções. Mike tocou as faixas de baixo. Mad Crazed & Violent foi lançado no início de 93 em fita cassete (lembra delas?).


Lance Whipple se juntou ao mesmo tempo e a banda imediatamente começou a tocar ao vivo, para um público que adorou ou ficou confuso. Claro, eles tinham ouvido música pesada antes, mas raramente algo original de sua cidade natal, e nunca com o tipo de ataque vocal que Nyk fazia. Era Kansas City, durante uma época tumultuada em que o metal du jour local em uma terra mais conhecida pela música country e vacas estava fazendo a transição de posers glam com spray de cabelo para o horrível hebetudinous do grunge. A possessão forçou o caos devastador sobre uma população inconsciente, entre os quais apenas alguns poucos escolhidos entenderam que o verdadeiro metal não é para parecer com garotas ou como se você vivesse em uma barraca - é para arrancar cabeças. Não se trata de ser amado. É sobre ser saudado ou odiado, o que significa um trabalho bem feito.


Nos quatro anos seguintes a banda se autofinanciou e promoveu mais três lançamentos, bem como gravou alguns ensaios e material não lançado, todos incluídos neste 2-CD intitulado "Disentombed Manifestations" a ser lançado pela Xtreem Music em Agosto de 2020.


Fonte: Xtreem Music


Comentarios


bottom of page