top of page
  • Foto do escritorMaria Correia

RENATOCAST lança terceiro episódio sobre a história do lendário VULCANO com a participação do guitarrista ZHEMA


Créditos da foto: Necroshorns

O podcast RENATOCAST chega a seu terceiro episódio de um especial sobre a história da banda santista VULCANO, com a participação especial do guitarrista Zhema Rodero. O VULCANO é uma das mais importantes e influentes do cenário do Metal extremo mundial. Formada em Santos, São Paulo, no início da década de 1980, o grupo é considerado um dos pioneiros do Death Metal na América Latina. Na primeira parte do especial conduzido por Renato Sanson, Zhema, fundador e guitarrista do grupo, falou sobre a história da banda, explicando que de início tocavam Rock and Roll e com o tempo, foram evoluindo para um som mais extremo, influenciado pelo Death metal e pelo Thrash Metal.


Já na segunda parte do especial, Zhema discorreu sobre a importância da temática nas letras da banda, contando que foi influenciado pelo ex-membro Carli Cooper, que ele considera um "mestre da sua classe". Segundo Zhema, Cooper o ajudou a desenvolver um estilo de composição que combina temas pessoais e sociais, com a preocupação de prender a atenção do ouvinte. Zhema explicou que sua fórmula de composição é dividida em duas partes: um percentual da letra conta exatamente o que ele tem em mente, e o restante é usado para criar um refrão marcante ou outro elemento que prenda o ouvinte. O músico afirma que não há uma fórmula exata para isso, mas que um riff ou um refrão forte podem ser um bom começo.


Por fim, neste novo e derradeiro episódio, a história chegou até a década de 1990 e dias atuais, com Zhema comentando que na sua época não tinha divisão de estilos, relembrando a década anterior e o surgimento das subdivisões no Metal. O guitarrista também revelou os motivos por qual parou de tocar e o retorno na segunda metade da década de 1990, e foi intimado a revelar qual o seu disco preferido da banda, citando detalhes sobre tal lançamento. Totalizando cerca de 1 hora e meia, os três episódios do especial revelaram fatos interessantes sobre esta importante trajetória, deixando no ar a possibilidade de uma nova rodada de conversa com o RENATOCAST.


Ouça o podcast no Spotify:


Contatos:

Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br


Fonte: Wargods Press

Comments


bottom of page