top of page
  • André Santos

VÁLVERA - “Cycle of Disaster”


Brutal Records

Válvera – Cycle of Disaster (2020)

Data de lançamento: 28/08/2020


Dez anos de processo evolutivo onde os músicos do Válvera chegam ao seu divisor de águas! Não tenha dúvidas disso, já que o seu novo álbum “Cycle of Disaster” está programado para o próximo mês de Agosto. Nós e como outros veículos de imprensa tiveram acesso ao disco promocional, e, chegamos à conclusão do grande amadurecimento musical da banda e justamente este novo projeto mostra a consistência deste grande quarteto paulista.


Cycle of Disaster é terceiro álbum de estúdio sendo sucessor de “Black to Hell”, e, entre estes dois projetos é notável o crescimento da banda, fugindo daquele aspecto de banda influenciada por seus ídolos (isso não quer dizer que seja ruim), é claro que as influências sempre vão estar presentes. Qual músico não carrega isso em seu “DNA”? Mas a banda encontrou o seu caminho dentro deste novo trabalho “Cycle of Disaster”, e, acredito eu, que este será um grande divisor de águas no projeto musical do Válvera.


As nove composições em Cycle of Disaster estão mais fluidas e bem equilibradas, além de estar trazendo um peso considerável em suas audições, tratando de um Thrash Metal, onde a banda conduz o gênero de forma bem consistente. Gravado na Dual Noise, projetado e masterizado por Rogerio Wecko. Já a capa de Cycle of Disaster ficou a cargo do grande artista Marcelo Vasco, o cara responsável por diversas capas animais circuladas por grandes nomes do Metal.


Neste novo projeto, o apreciador do gênero Thrash Metal é presenteado pela primeira faixa que será conduzida pela composição "Nothing Left To Burn". É uma verdadeira surra de riffs cortantes, abrindo o disco de forma bruta com andamento alucinante. Em seguida, temos a faixa título do projeto “Cycle of Disaster”.A mesma não deixa a desejar, segue a mesma linha esmagadora da abertura da audição.


Já a terceira faixa trata-se de "Glow Of Death", composição de divulgação em vídeo para o “Cycle of Disaster”. Esta faixa é muito enriquecedora dentro das nove audições, pois trata-se de uma composição forte, sendo totalmente groovada e cheias de belas melodias.

"The Damn Colony" é uma faixa com pitadas mais modernas, além de trazer linhas melódicas e agressivas, ela tem o seu charme dentro do acervo, principalmente as linhas de vocais que se destacam na condução da faixa.


"All Systems Fall" é uma das faixas mais expressivas dentro do acervo, extremamente composta por riffs cavalares e bem distorcidos, dando um ganho enorme à faixa em toda a sua extensão, além dos solos bem colocados a destacando bastante.


Em sequência, temos a faixa "Born On A Dead Planet", que podemos até conotá-la como um Death Melódico. A banda mesclou de forma bem consistente o gênero de sua dominância ao tradicional Heavy Clássico. O que resultou em uma explosiva combinação.

E, seguindo as explosões de Cycle of Disaster, temos a faixa "O.S. 1977". Já que a mesma traz riffs e solo tesudos, que levará o fã da banda bangear constantemente.


"Fight For Your Life" segue aquela linha mencionada acima, já que a faixa mescla em seu andamento o tradicional Heavy clássico à composição. E, fechando as audições temos a faixa “Bringer Of Evil", que não poderia ser melhor, que por coincidência ou proposital. Esta faixa fecha com a segunda do álbum, fechando as audições de forma consistente e prazerosa.


Cara, o que posso falar desse disco? Absolutamente nada de negativo e, sim, elogiar muito, pois a banda matou a pau com o Cycle of Disaster. Como falei no início, este disco será o grande divisor de sua carreira. E vale ressaltar, que as bandas de Thrash Metal Brasileiro vêm lançando ótimos trabalhos neste ano. É perceptível o amadurecimento de algumas bandas. Parabéns Válvera, estão no caminho certo!


Tracklist:

01 - Nothing Left To Burn

02 - Cycle Of Disaster

03 - Glow Of Death

04 - The Damn Colony

05 - All Systems Fall

06 - Born On A Dead Planet

07 - O.S. 1977

08 - Fight For Your Life

09 - Bringer Of Evil


Foto: Leonardo Benarc/@leonardobenac

Formação:

Glauber Barreto - vocal e guitarra

Rodrigo Torres - guitarra

Gabriel Prado - baixo

Leandro Peixoto – bateria


Links:

bottom of page