top of page
Foto do escritorMaria Correia

STEVE GRIMMETT’S GRIM REAPER, HELLISH WAR E BRAVE FAZEM TRÊS SHOWS NO BRASIL ESSA SEMANA


A lenda da NWOBHM retorna ao país com uma turnê inédita tocando os principais hits do três clássicos álbuns

A lenda da New Wave Of Britsh Heavy Metal está de volta ao Brasil! O Grim Reaper, atualmente liderado pelo seu vocalista e principal líder, Steve Grimmett, por isso mesmo hoje chamado de Steve Grimmett’s Grim Reaper, retorna ao país para três novas apresentações nessa semana: Hoje, quinta-feira, feriado, dia 21/04, no Bar da Garagem em Sorocaba/SP; sexta-feira, dia 22/04, no Wox Club em Pomerode/SC e sábado, dia 23/04, no La Salsa em São Paulo/SP.


Diferentemente das passagens anteriores do Grim Reaper no país, dessa vez Steve Grimmett será acompanhado pelos músicos brasileiros Vulcano (guitarra), Bil Martins (contrabaixo) e Rafael Gonçalves (bateria) e promete um repertório exclusivamente formado por músicas dos três clássicos discos do Grim Reaper: “See You in Hell” de 1984, “Fear No Evil” de 1985 e “Rock You to Hell” de 1987.

Nos três shows da turnê, o Grim Reaper será acompanhado por duas bandas brasileiras, o Hellish War e o Brave, estimulando a integração entre culturas através desse movimento cultural pluralista que é o heavy metal.

Sobre o Grim Reaper:

Considerada uma das maiores representantes da New Wave Of Britsh Heavy Metal ao lado de Iron Maiden, Motörhead, Judas Priest, Saxon e Venom, o Grim Reaper surgiu em 1979 em Droitwich Spa, Inglaterra, formado pelo vocalista Steve Grimmett, o guitarrista Nick Bowcott e o baixista Dave Wanklin (a posição de baterista foi ocupada por diferentes músicos ao longo da carreira da banda).


Em 1984 foi lançado pela Ebony Records o primeiro disco do Grim Reaper, o estrondoso “See You in Hell”, gravado em apenas quatro dias. O álbum foi considerado o 73º melhor na tabela da Billboard daquele ano. A música da banda era selvagem demais para conseguir um lugar entre as 40 melhores com exposição somente pelo rádio, mas um videoclipe foi gravado e circulou bastante pela MTV, o que ajudou a vender mais álbuns, dando-lhes uma turnê nacional naquele mesmo ano. A banda também recebeu elogios de críticos como Robert Hilburn do Los Angeles Times, que deu o primeiro lugar no seu ranking das bandas de heavy metal.

Depois de concretizado o sucesso do primeiro álbum, o Grim Reaper volta sua atenção para a sequência com “Fear No Evil”. Lançado em maio de 1985, o álbum atingiu os mais vendidos em poucas semanas. As vendas desse segundo álbum aumentaram com outra turnê e outro poderoso clipe, “Fear No Evil”, dirigido por Chris Gaberin, que trabalhara em clipes de diversos artistas, desde John Cougar Mellencamp até Quiet Riot. O vídeo foi feito na parte oeste de Londres, próximo ao Aeroporto de Londres Heathrow. Neste foi apresentado o mascote da banda, uma personagem meio homem, meio lobo, cujo lema era “Tema o ceifador: ninguém escapa do poder maligno”. “Fear no Evil” tornou-se um dos videoclipes de heavy metal mais assistidos em toda história da MTV.

Em 1986 a banda começou as gravações do que seria então o terceiro disco, intitulado “Rock You To Hell”, junto ao produtor Max Norman (que trabalhava com Ozzy Osbourne). O disco saiu no ano seguinte e de cara transformou-se em outro best-seller do grupo. Apesar do sucesso, houve problemas na banda que culminaram em uma separação após “Rock You to Hell”. Nick Bowcott se tornou um dos escritores da revista Circus e mais tarde chegou a trabalhar para Marshall Amps em Nova Iorque. Steve Grimmett fez muito melhor a si mesmo juntando-se ao Onslaught. Depois do Onslaught, Grimmett formou o Lionsheart, que era mais melódico, ainda com um toque hard rock presente em seus trabalhos anteriores.

Em 1994 o clipe “See You in Hell” foi brevemente reavivado quando apareceu em um episódio da série da MTV, “Beavis and Butthead”. Atualmente o vocalista Steve Grimmett é o único remanescente da formação original do Grim Reaper e continua a fazer turnês por todo mundo como Steve Grimmett’s Grim Reaper.

Sobre o Hellish War:

Formada na cidade de Campinas/SP em 1995, o Hellish War é considerado um dos grupos de heavy metal tradicional mais relevantes do Brasil.

O Hellish War lançou seu primeiro registro em estúdio em 1996, a demo-tape “The Sign”. “Defender Of Metal”, o álbum de estreia, saiu em 2001 e propagou pelos sete mares a proposta do grupo: uma sonoridade alicerçada no heavy metal da década de 80. Mais de dez anos depois de seu lançamento, “Defender Of Metal” tornou-se obra cult, sendo considerado por alguns headbangers europeus como “o melhor disco Brasileiro de Heavy Metal de todos os tempos”!

“Heroes Of Tomorrow”, de 2008, trouxe a banda para níveis superiores em termos de técnica e musicalidade. Não obstante, foi a prova de que era possível se extrair o melhor das produções contemporâneas sem descaracterizar a essência do heavy metal antigo. A imprensa na época também destacou as características “europeias” do som do Hellish War. “Heroes Of Tomorrow é um trabalho que muitas bandas europeias gostariam de ter lançado…” publicou o site grego Metal Temple.

A primeira turnê europeia do Hellish War aconteceu em 2009 e significou o coroamento de um trabalho. Batizada de “European First Assault Tour”, o Hellish War fez oito shows pela Alemanha, Bélgica e Suíça, incluindo três apresentações em festivais, entre eles o mítico “SwordBrothers Festival” na Alemanha.

“Live In Germany” lançado em 2010, é o primeiro disco ao vivo da carreira e trouxe o registro dessa turnê. O álbum foi eleito pelo site Heavy Metal Brasil como um dos “melhores discos ao vivo do heavy metal brasileiro de todos os tempos” e praticamente encerrou um ciclo na história da banda.

O disco seguinte foi intitulado “Keep It Hellish” (eleito em 2013 o 9º Melhor Disco de Heavy Metal do Brasil em eleição realizada pelos leitores da revista Roadie Crew) e marcou a manutenção da identidade da banda. A turnê de divulgação de “Keep It Hellish” teve início com alguns shows no Brasil e logo estendeu-se para a Europa. A segunda passagem do Hellish War pelo velho mundo aconteceu em Outubro de 2013 e foi ainda mais bem sucedida do que a primeira, somando sete apresentações em seis países diferentes: Alemanha, Bélgica, Suíça, França, Holanda e Polônia.

O mais recente disco do Hellish War é intitulado “Wine OF Gods” e foi financiado pelo Proac Editais. “Wine OF Gods” é apontado por imprensa e público como um dos melhores trabalhos da carreira do quinteto paulista. Além de ter ficado entre os cinco álbuns mais vendidos da loja Die Hard, “Wine Of Gods” colecionou elogios de alguns dos mais importantes jornalistas e críticos de rock do país: “Melhor álbum do Hellish War!” (Leandro Coppi – Roadie Crew); “Uma aula de como se fazer o estilo” (Vitor Franceschini – Arte Metal); “Assombroso no quesito música de qualidade” (Celso Lopes – Rumors Mag).

Entre as dez faixas que compõe o disco, “Warbringer” traz a participação especial de Chris Boltendahl do Grave Digger.

Sobre o Brave:

São mais de 20 anos de estrada! Várias Demos, EPs, três álbuns e dezenas de shows e participações em festivais. Na imprensa especializada, não apenas sobram elogios, mas a alcunha de “criadores do brutal power metal”. Esse é o Brave!

Depois da épica estreia com “The Last Battle” (2012) e do celebrado aperfeiçoamento em “Kill The Bastard” (2016), o Brave lançou em 2020 seu mais celebrado disco até aqui, “The Oracle”.

Reunindo oito faixas inéditas, “The Oracle” demonstra que o Brave não apenas mantém uma tradição, mas disponibiliza-a para novas possibilidades de interpretação. “The Oracle” reúne oito faixas e foi indicado pelo Prêmio Dynamite 2021 na categoria “Melhor Álbum de Heavy Metal”.

Mesmo ainda priorizando a divulgação de “The Oracle”, o Brave recebeu uma proposta irrecusável da gravadora Metal Relics para um relançamento de “Kill The Bastard”. A nova edição do segundo álbum do Brave reúne as oito faixas regulares do álbum e uma regravação de “Power In Battle” que conta com a participação mais do que especial de Steve Grimmett, vocalista da lendária banda da NWOBHM, o Grim Reaper.

Serviço – Sorocaba/SP: Steve Grimmett’s Grim Reaper com Hellish War e Brave Data: 21 de Abril de 2022 Horário: 16h Local: Bar da Garagem – Rua Direitos Humanos, 123 – Jd. do Paço – Sorocaba/SP Ingressos: http://sorocabarock.com.br/ Informações, reservas e caravanas: (15) 99821-9909

Serviço – Pomerode/SC: Steve Grimmett’s Grim Reaper com Hellish War e Brave Data: 22 de Abril de 2022 Horário: 19h Local: Wox Club – Av. 21 de Janeiro, 2115 – Centro – Pomerode/SC Informações, reservas e caravanas: http://metalworkshow.com.br/

Serviço – São Paulo/SP: Steve Grimmett’s Grim Reaper com Hellish War e Brave Outras Bandas: Flagelador e Night Prowler Data: 23 de Abril de 2022 Horário: 16h Local: La Salsa – Av. Duque de Caxias, 89 – Santa Cecília – São Paulo/SP Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/steve-grimmett-s-grim-reaper/1435780 Informações, reservas e caravanas: (11) 94844-3403


Fonte: Som do Darma

Comentarios


bottom of page