The Inspector Cluzo comemora o lançamento de seu novo álbum de estúdio “Less Is More”
- Maria Correia
- há 4 dias
- 2 min de leitura

Os dois agricultores orgânicos da Gasconha, The Inspector Cluzo , comemoram o lançamento de seu novo álbum de estúdio, Less Is More , no dia via F.The Bass Player Records/Virgin UK International .
O álbum décimo da banda foi mais uma vez gravado com Vance Powell (The White Stripes, Arctic Monkeys, Seasick Steve) em Nashville, em 2024. O disco foi gravado ao vivo em quatro dias e mixado em três. Powell conseguiu capturar a energia crua e orgânica do duo – sem trilhas pré-gravadas nem overdubs – que tornou o The Inspector Cluzo uma força impressionante ao vivo. Para uma formação de apenas guitarrista/vocalista e baterista, o som da banda é surpreendentemente potente.
Do começo dissonante com “ We Win Together I'm Losing Alone ” (um chamado à ação que guia todo o disco), passando pela épica “ Quase Cut My Hair ”, pelo groove pesado de “ The Greenwashers ” até o manifesto “ Workers ” ( “Trabalhadores do mundo / Uni-vos” ), o álbum evidencia com perfeição a visão única da banda: inovadores em sua abordagem minimalista, pesados além do esperado para um duo, e com uma proposta lírica fascinante.
O álbum trata das preocupações reais da dupla com o conceito de Pós- Crescimento, que eles aplicam tanto na fazenda orgânica que administram quanto no modelo de negócio que segue na indústria musical. O projeto é 100% autofinanciado , com recusa explícita em distribuir com grandes gravadoras ou fundos de investimento para turnês. Os princípios que regem sua agricultura também norteiam sua trajetória musical — como os esforços para reduzir a pegada de carbono.
O conceito do disco e todas as letras são inspiradas em Henry David Thoreau e Guy Debord .
Henry David Thoreau foi um naturalista, ensaísta, poeta e filósofo norte-americano do século XIX — um dos principais pensadores transcendentalistas, conhecido por Walden (um dos primeiros livros sobre ecologia e teoria pós-crescimento, baseado em sua experiência de dois anos vivendo em uma cabana na floresta) e por A Desobediência Civil , obra que influenciou Martin Luther King e Gandhi.
Guy Debord foi um filósofo francês do século XX, mais conhecido por seu ensaio de 1967, A Sociedade do Espetáculo . Debord denunciava o domínio dos governos e da mídia sobre a vida cotidiana por meio da produção em massa, do consumo e do marketing — uma crítica que hoje é profética. “Num mundo real às avessas, o verdadeiro é um momento do falso.”
O novo single “Catfarm” já está disponível e vem acompanhado de um videoclipe bem-humorado, que mostra que a banda também sabe rir de si mesma — mesmo ao abordar temas sérios.
O clipe está disponível AQUI .
O lançamento segue os singles anteriores “We Win Together, I'm Losing Alone” e “As Stupid As You Can” .
Fonte: ForMusic