top of page
  • Foto do escritorMaria Correia

(THORIUM: álbum de estreia clássico recebe relançamento de vinil de luxo via EMZ


Esta é a linha de abertura deste álbum, tirada de um antigo filme do Drácula, e em 2021 finalmente veremos o relançamento do álbum de estreia da banda de death metal cult escandinava THORIUM . “Ocean Of Blasphemy” estará disponível em vinil pela primeira vez em três cores diferentes e em uma nova versão em CD. Ambos os formatos incluindo duas faixas bônus exclusivas (promo 1998). Remasterizado no Medley Studio 2020!


“Ocean Of Blasphemy” foi gravado no verão de 1999 e lançado no início de 2000 pelo selo dinamarquês Diehard Records (RIP), com este relançamento marcando o aniversário de 20 anos do lançamento do álbum original. A concepção do Thorium foi gerada pelo mentor MHA, que queria criar uma banda que misturasse os estilos de death metal das cenas de death metal sueca e floridiana. Inspirado por artistas como Entombed, Dismember e At The Gates, por um lado, e por outro Deicide, Morbid Angel and Brutality, ele se juntou a amigos da cena escandinava com ideias iguais. Thorium sempre foi destinado a ser uma banda escandinava sem nenhum país específico como seu lar. Com o passar dos anos, isso se tornou impossível, então hoje o Thorium consiste de membros puramente dinamarqueses. Mas, anteriormente, pessoas como Jonas Lindblood (Puteraeon, ex-Taetre), Martin Schulmann (Centinex, Diabolical) e Johan Axelsson (ex-Deranged, Killaman), todos da Suécia, fizeram parte do Thorium e no recente álbum de 2018, Perra Karlsson (Nominon, ex-Benediction, etc.) tocou bateria e fez turnê com a banda. Os compositores de “Ocean Of Blasphemy” incluíram contribuições de Rogga Johansson (Paganizer e 666 outras bandas de death metal) e de Jonas Lindblood. Hoje. Thorium ainda está forte depois de quase um quarto de século entregando death metal da velha escola.


Como faixas bônus nesta reedição, você encontrará as duas primeiras canções gravadas por Thorium. Ambos foram gravados no estúdio Soundzone em um dia em 1998. Diehard Records contratou a banda no minuto em que ouviram essas duas músicas.


"Ocean Of Blasphemy" será lançado em vinil (três cores diferentes, cada uma limitada a 100 unidades), CD (limitado a 500 cópias) e digital, pela Emanzipation Productions, em 12 de março de 2021. Pré-encomendas aqui .

Vale a pena mencionar também a arte que é feita por Joe Petagno (mais conhecido por sua arte Motorhead e por ser amigo próximo de Lemmy). No final dos anos 90, Petagno ainda não era um nome de artista doméstico na cena do death metal e quando MHA o visitou em sua galeria na Amager em Copenhagen, não havia dúvida de qual motivo ele queria para a capa do álbum. Este álbum ainda parece incrível hoje.


Querendo um som diferente e mais “malvado”, inspirado em gravações de Emperor e Immortal, a banda foi para Bergen, na Noruega, gravar no famoso Grieghallen Studio. Com esta gravação e a mixagem de Jacob Hansen, e masterização de Tue Madsen, um som nunca ouvido antes de uma banda de death metal dinamarquesa se tornou realidade. “Ocean Of Blasphemy” soa como nenhuma outra banda e nenhum outro álbum.


Thorium fez muitos shows ao longo dos anos em toda a Europa. Recentemente, no Metal Magic Festival, Aalborg Metal Festival, Naestved Metalfest e no passado grandes festivais internacionais como o Party-San Open Air na Alemanha, o Nuclear Storm Festival na Eslováquia e o Brutal Assault Festival na República Tcheca.

Line-up 1999:

Jesper Frost Jensen: bateria

Allan Tvedebrink: guitarsbass

Morten Ryberg: guitarras / baixo

MHA: Vokills

Jonas Lindblood: guitarras (não na gravação)


Webshop:


Web:


Fonte: EMZ Productions





bottom of page