Maria Correia
Tuyo divide histórias de construção de carreira com 1ª turma da Treinam

Lio, do trio Tuyo (Divulgação)
A Treinam (Turma Remota de Ensino Intensivo para Artistas Mulheres), programa criado por um coletivo feminino do mercado da música para musicistas em início de carreira, recebe sua primeira turma de alunas nesta quinta-feira (22) com a presença de Lio e Lay Soares da banda Tuyo que contarão experiências de construção de carreira.
Acompanhe as próximas turmas da Treinam e inscrições em treinam.com.br
Tuyo, trio de Curitiba que conta também com Jean Machado na formação, tem se destacado entre ouvintes e crítica especializada com seu som que, entre tantas definições possíveis, funde o orgânico com o eletrônico em letras existencialistas. Desde o lançamento do EP de estreia, intitulado Pra Doer (2017), o grupo evidenciou que não pretende achatar as possibilidades e nem encontrar um formato para se encaixar em um modelo pré-existente.

Lay, do trio Tuyo (Divulgação)
Em 2018 lançaram Pra Curar (2018), o primeiro disco da carreira. “É sobre proteção, autoconhecimento e consciência. E é bonito ver o sentimento das pessoas nos shows, elas acessando a si próprias; essa intenção de olhar para si permanece”, diz Lio.
Lio, Lay e Machado levaram as suas dores e curas país afora. Já passaram por palcos de festivais importantes, como El Mapa de Todos (RS), Rec-Beat (PE), No Ar Coquetel Molotov (edição de SP), Se Rasgum (PA), Colours of Ostrava (República Tcheca), entre outros.
Sobre a Treinam A Treinam é um negócio social que intenciona diminuir a desigualdade de gênero no mercado musical oferecendo aulas via internet sobre conceitos e ferramentas para possibilitar musicistas serem protagonista da própria jornada artística.
Os conteúdos são ministrados por mulheres atuantes no mercado da música e giram em torno de assuntos como gerenciamento de carreira, educação financeira, propriedade intelectual, direitos autorais, personal branding, comunicação com a imprensa entre outros.
Foram quase mil acessos ao site da Treinam durante o período de inscrição para a mentoria que, em dois meses, selecionou 25 mulheres para sua primeira turma sendo 5 bolsas para alunas negras, lgbtqia+ e indígenas.

A Treinam tem o apoio da Fundação Casas Bahia, Música e Mercado, Anafima (Associação Nacional da Indústria da Música), Agência 1a1, Batera Clube, Torelli Musical e Orion Cymbals e a idéia é de que a mentoria seja oferecida também em 2021. Mais da Treinam
www.treinam.com.br instagram.com/treinammulheres
Mais sobre Tuyo oituyo.com instagram.com/oituyo
Fonte: Agência 1a1