top of page
  • Andre Santos

CREPTUM - VAMA


VAMA, uma excelente obra criada por CREPTUM

Lançamento 2020

Selo: Drakkar Productions.

Assessoria: Sangue Produções


Já se passaram 17 anos de carreira após o seu debut Of Lies, Curses And Blood de 2016, o Creptum, lança o seu segundo álbum intitulado Vama. São quatros anos entre essas duas obras do Metal Negro Brasileiro, e, se formos olhar para trás em comparação de seu primeiro álbum, fica bem notório a evolução da banda paulista.


Quem conhece o trabalho empregado em Of Lies, Curses And Blood, sabe que a banda trazia em sua sonorização uma temática mais ríspida (claro, que a temática empregada no gênero feita pela banda pede esta rispidez).Mas a banda teve sempre a preocupação de trazer elementos harmônicos para dentro de seu contexto musical, sem deixar o lado sombrio e pesado que se exige dentro do gênero.


Mas, já em Vama noto que a banda teve uma preocupação maior em sua produção. Creptum e a produção acertaram a mão neste novo projeto. Todos os instrumentos estão audíveis sem aquela pasteurização, além das guitarras estarem soando mais harmônicas, não deixa de cuspir riffs cortantes e sujos sem perder a mão. Já as construções simétricas estão hipnotizantes e sombrias em algumas faixas. Os vocais se encaixam perfeitamente com cada canção desenvolvida em Vama.


Posso dizer sem dúvida nenhuma que composições como:

Earth” já te conquista logo de cara por sua sonorização sombria, logo te convidando para as demais presente em Vama.

“Reborn in Darkness” é recheada de pura maldade, riffs sombrios com rítmica extremamente pesadas que pegam na veia.


Já a próxima faixa intitulada de “156” é mais uma subsequente da atmosfera saturna presente no disco, logo ganhando muito peso, destrinchada por riffs e escalas cortantes.

A “The Moon Above”, transita entre uma pegada mais puxada para o Heavy Metal, onde a banda mescla sua temática Black Metal, em que Nebro o vocalista encaixa sua voz perfeitamente dando ar bem denso a composição.


Logo em seguida, a faixa do disco “Vama” se faz presente em forma de narrativa, se destacando muito dentro das noves faixas.


Kundalini” se destaca por sua harmonização ,trabalhada em cima de um violão (instrumental), quebrando um pouco a linha ríspida no disco.


Mas, logo em seguida, temos a faixa “Revolution Within”. Esta composição traz aquele ar bem blasfêmico que geralmente encontramos no gênero Black Metal.


Sem perder a rítmica empregada pela antecessora, chega a vez da mortal “Devouring Mother”, uma dos destaques presente dentro dessa nova obra intitulada de Vama.

E, fechando o disco temos a faixa “On My Skin” terminando as audições com muita ira e imponência .

Creditos: Patricia Montrase/@patriciamontrase

De fato, este novo projeto do Creptum representa muito bem as qualidades do Metal Negro Brasileiro, mostrando que o Metal Nacional tem muita garra e competência para desenvolver músicas de primeira linha.


Para quem tiver interesse, o disco está em todas as plataformas digitais para suas audições.

Texto meramente concluído e expressado pelo seu próprio editor.


Faixas:

1-Earth

2-Reborn in Darkness

3-156

4-The Moon Above

5-Vama

6-Kundalini

7-Revolution Within

8-Devouring Mother

9-On My Skin

Ouça “VAMA” nos links abaixo:

bottom of page