• Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon

          Site criado por Ygor Nogueira, da Noguer Art Design, para Metal No Papel. 2017 Todos os direitos reservados.

Metal no Papel é um novo projeto desenvolvido recentemente com o único intuito de propagar o Metal e suas vertentes sem degradação e, sim, de alguma forma trazer o devido apoio às bandas brasileiras, contemplando as notícias e informações pertinentes ao público devido.

 
Seus colaboradores e idealizadores estão sempre presentes, na ativa, para proporcionar aos leitores, bandas e também àqueles que, mesmo em meio as adversidades, trilham um caminho árduo em produções de eventos, enriquecendo nossa cultura, para que o METAL não perca sua essência.

 

Bem vindos ao Metal no Papel!

TORMENTA – Batismo da Dor

April 11, 2019

(Foto de Marcos Weiske)

Nacional

Independente

Lançado em 2019

 

Formada no final dos anos 90, TORMENTA lançou seu primeiro trabalho em meados de 2006, mas depois desse período, a banda passou por um período de inatividade sem lançar um material físico. Mas, agora a banda Tormenta vem todo restruturado, e, com isso disponibiliza o seu segundo trabalho intitulado de “Batismo da Dor”, para alegria dos Thrasher’s Metal.

 

No geral, o som dos caras pode ser classificado como Thrash Metal moderno, com algumas pitadas do Heavy Metal, mas há aqui ainda elementos de Hardcore e Crossover. Tudo aliado de forma orgânica e coesa, culminando em uma sonoridade regada a atitude, muito peso e ultra agressiva. Suas letras em português tem um tom questionador, que dão um clima bem energético a elaboração de composição do quarteto.

 

Além disso, a técnica apurada dos músicos deixa evidente em cada uma dos dez petardos do trabalho (todas cantadas em português), com andamentos intrincados com ótimas melodias e arranjos bem estruturados em certas composições, que destacam bastante, mesmo diante do peso sobressalente que se destaca ao disco.

 

A ótima produção de “Batismo da Dor” ficou a cargo de Romulo Filício e Rogener Pavinski, ambos responsáveis pela gravação, mixagem e masterização, no estúdio Under Studio, onde o disco ganhou uma timbragem bem gostosa. Todos os instrumentos são audíveis ao longo de sua audição (já as melodias harmônicas mais elaboradas surgem através de sintetizadores e violão que fica a cargo de Rogener Pavinski/ vocal e guitarrista, da banda). Já a arte presente ao projeto trata-se de uma foto da escultura “Urlo” de Enrico Ferrarini, artista plástico italiano.

Enfim, o disco com suas dez faixas se mostra extremamente competente ao longo de sua extensão harmônica. “Batsimo a Dor” é um projeto forte e intenso. “Cululonimbus” é responsável por abrir o disco de forma bem harmônica, já que as melodias se sobressaem em seu interlúdio mecânico. Em seguida, somos presenteados com a faixa que faz o título do disco “Batismo da Dor”. A faixa é recheada de riffs poderosos e envolventes, além de um refrão extremamente forte.

 

Já em “Escravo da Ilusão”, o bicho pega justamente por a faixa ser mais agressiva, com riffs extremamente rápidos. Mas em certas passagens, o petardo tem uma harmonização bem agradável, tendo uma breve narração ao fundo da melodia, que logo vem acompanhada de muita agressividade da parte das cordas ( destaque para quem gosta de composições ríspidas).

 

Reféns do Medo”, é outro destaque dentro dos petardos, justamente pela sua estrutura harmônica. Destaque para as baquetas de L. Fregonezi, que conduz o seu instrumento de forma bem coesa, em cima das harmonias empregadas na faixa.

 

Já em “Em Nome de Deus”, temos um breve toque de sino na abertura da faixa, dando um clima soturno à mesma. Mas logo, os riffs devastadores se fazem presente impondo muita energia à composição. Em certas passagens da faixa, os músicos trazem uma melodia bem envolvente, onde seus músicos se sobressaem, (a faixa apresenta em suas passagens, pontos meio soturnos, o que destaca bem dentro do pacote).

 

Outra faixa que podemos destacar, é a “Dono da Verdade” justamente pela elaboração de harmonização (o conjunto das cordas se destacam aqui, sem dúvidas). Em seguida, temos a faixa “Antaüstorm”. Na verdade é um conjunto de melodias instrumentais que quebram um pouco o peso do disco, onde te dar um tempo para recuperar o fôlego (bela introdução).

 

Em seguida, este clima de relaxamento é quebrado por “A Noite Espessa”. Além da mesma ter um clima pesado, apresenta ótimas melodias em sua estrutura. Outra faixa que se destaca pelo seu inicio melódico, é faixa “Perseverança”. O bacana dessa faixa é o cuidado que a banda teve em trazer, uma harmonização agradável e envolvente, sem deixar o peso que a banda sabe aplicar com muita sabedoria a sua sonorização.

 

E sem perder este clima da anterior, temos a faixa que fecha as audições do disco: Cito aqui autoria de Mauro Kwitko, conhecida pela interpretação do artista Ney Matogrosso. “Mal Necessario” é uma (cover) tirada do álbum “Feitiço – 1978”. Logo as narrações envolvidas pelas melodias ganham os acordes mais ríspidos da banda Tormenta, fechando o disco de forma bacana.

 

Enfim, como tinha citado em um paragrafo acima, o disco Batismo da Dor é forte e intenso em sua essência. Não tenho de medo de dizer que está dentro de um dos melhores lançado neste ano de 2019. Qualquer fã de Thrash Metal vai se surpreender com o disco, ou até mesmo aquele que não é fã do gênero vai saber admirar o trabalho bem feito no disco.

 

Tracklist de “Batismo da Dor”:

Cumulonimbus

Batismo da Dor

Escravo da Ilusão

Reféns do Medo

Em Nome de Deus

Dono da Verdade

Antaüstorm

A Noite Espessa

Perseverança

Mal Necessário

 

Formação da Tormenta:

Rogener Paninski – vocal/guitarra

Flavio Santana – guitarra

Fernando Henriques – baixo

Luis Fregonezi – bateria

 

Acompanhem a Tormenta em:

E-mail: contato@tormentametal.com

Site: http://www.tormentametal.com

Facebook: https://www.facebook.com/tormentametal

Metal Media: http://www.metalmedia.com.br/tormenta

 

Acompanhem a Lyric - vídeo de "Batismo da Dor":

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Entrevistas Recentes

November 10, 2018

Please reload

Resenhas Recentes
Please reload