top of page
  • Foto do escritorMaria Correia

Pela 3ª vez no Brasil, Alcest entrega um show hipnótico para público de diferentes gerações em SP


Texto: Filipe Moriarty - @filipemoriarty

Fotos: Belmilson Santos - @bel.santosfotografia

Realização: Overload - @overloadbrasil


O Alcest retornou ao Brasil trazendo a turnê do recente disco "Spiritual Instinct".


O grupo francês já esteve tem terras brasileiras três vezes, conquistando cada vez mais uma massa de fãs, e isso pode ser comprovado graças a suprema lotação do Carioca Clube em Pinheiros no dia 2 de Abril de 2023.


"Spiritual Instinct" é o sexto álbum de estúdio da banda. O álbum foi lançado em 25 de outubro de 2019 pela Nuclear Blast e tem sido ovacionado pela crítica e pelos fãs desde então.


Noite do domingo 2 de abril pudemos assistir uma apresentação única onde o grupo formado por Neige (guitarra e vocal) e Winterhalter (bateria) e o mais recente e formalmente integrado a banda o baixista Indria Saray, qual já estava presente nas turnês anteriores, mas desde o álbum anterior se consolidou como membro oficial do grupo, e Zero (guitarra e backing vocal) como músicos de apoio em solo brasileiro.


Quando o relógio bateu 19h00 pontualmente, as luzes se apagaram e cânticos começaram introduzir o clima da apresentação. Em poucos minutos as cortinas se abriram, e foi possível ouvir o público -- de grande maioria jovens -- ovacionar o grupo. Logo Neige abriu timidamente com “Les Jardins de Minuit” e “Spiritual Instinct” do álbum que motiva a turnê.


Isso já foi suficiente para elevar as energias do público que parecia estar em transe hipnótico tamanha era a atmosfera gerada pelo som. Seguiu-se então com “Protection”, "Ecailles Part II" do álbum Écailles de Lune e “Sapphire”. Além dessa, “Percées de Lumière” e a emocionante “Sur l’océan couleur de fer” do mesmo álbum também estiveram no set.


Foi nitidamente perceptível a reação positiva que o Alcest trouxe para o público, que cantou insistentemente a todas as partes melódicas e coros, mostrando um grande apreço pelo grupo -- algo que eu jamais imaginaria, afinal essa é minha primeira apresentação da banda. Neige agradecia timidamente a todos e sempre em poucas palavras.

A apresentação se seguiu com “Souvenirs d’un autre monde”, faixa-título do primeiro álbum, e “Oiseaux de Proie”, do aclamado “Kodama”, de 2016. Em seguida “Autre Temps”, de “Les voyages de l’âme”, "encerrando" a apresentação.


Com gritos de “Olé, olé, olé, Alcest! Alcest!”, a banda retornou para o bis com “Kodama” e “Délivrance”, única canção do álbum “Shelter” a ser executada, enquanto o som ecoava e se mantinha lentamente, os músicos saiam do palco até só restar Neige que se ajoelhou em frente ao seu amplificador e lá ficou alguns minutos até finalmente deixar a guitarra e agradecer ao público, encerrando o setlist e a apresentação de vez.


É muito interessante ver o público que compareceu na noite deste domingo. Afinal era uma maioria jovem, que normalmente preferem se desconectar dos rótulos e, um grupo de "Post Black Metal" soaria estranho pra qualquer jovem, já que o termo é associado a brutalidade, visceralidade e dor, algo totalmente oposto ao pregado e executado pelo grupo francês. É estranho pra mim ver conexão com tudo isso, mas ao mesmo tempo é interessante.


Minhas pesquisas levaram a uma possível conexão de Neige com o universo da cultura japonesa e animação, onde isso já consegue ligá-los a muito do universo jovem atual brasileiro mostrando que o Alcest cria boas influências além de ajudar a manter o legado do gênero Black Metal mais Ambience criado por Quorton( Bathory), Varg (Burzum) e os caras do Tiamat.


A noite do domingo dia 02 fica de lição pra mim, da velha e tradicional escola, e fica de legado para novas gerações que hoje já não vivem de rótulos como os mais conservadores.


Um excelente show e muito inevitavelmente uma limpeza espiritual tremenda.

Setlist:

1. LES JARDINS DE MINUIT

2. PROTECTION

3. ÉCAILLES DE LUNE – PART 2

4. SAPPHIRE

5. PERCÉES DE LUMIÈRE

6. SUR L’OCÉAN COULEUR DE FER

7. SOUVENIRS D’UN AUTRE MONDE

8. OISEAUX DE PROIE

9. AUTRE TEMPS


10. KODAMA

11.DÉLIVRANCE

Comments


bottom of page