top of page
  • Foto do escritorMaria Correia

Tarja e Marko Hietala correspondem às expectativas dos fans com show emocionante em São Paulo




Texto e Fotos: Anderson Hildebrando - @andersonh_fotografia


O dia 08 de março de 2024 representou para muitos fãs de Nightwish, uma volta ao passado. Afinal, depois de 19 anos, veríamos de volta, dois de seus expoentes, juntos no palco, após uma conturbada saída de Tarja Turunen no ano de 2005.


Em setembro de 2023, os fãs foram agraciados com uma generosa amostra do que viria a ocorrer menos de 6 meses depois. Na mesma casa, a Tokio Marine Hall, Tarja Turunen se apresentou em um show poderoso e deixou para os fãs não somente a memória de sua apresentação, mas seu retorno na “Living The Dream – The Hits Tour 2024. Meses depois veio a tão esperada confirmação: a participação de ninguém mais, ninguém menos do que Marko Hietala, grande baixista da banda que fez história ao seu lado no Nightwish.


Diferentemente de 2023 em que duas bandas de abertura (Santo Graal e Lumnia) iniciaram os trabalhos, neste ano quem recebeu esta responsabilidade foi a banda paulistana Allen Key.


Liderados pela poderosa Karina Menasce, a banda vem demonstrando cada vez mais maturidade em cima do palco e arrebatando um público que em sua maioria, estava tendo a primeira oportunidade de vê-los e ouvi-los. Apresentando um set de 7 músicas, deram o tom necessário ao que viria em seguida. A interação de Karina Menasce com o público e a ótima performance dos músicos aqueceram os motores da plateia que além do show em si, puderam interagir com as bolas gigantes jogadas pela banda na última parte da apresentação. Ao fim do show do Allenkey, o palco começou a ser preparado para uma apresentação mais intimista.


Às 21 horas, sobem ao palco Marko Hietala e o virtuoso Tuomas Wainola, para apresentar uma parte do show que já ocorrera em São Paulo em outubro de 2023, quando estiveram acompanhados da grande Anneke van Giersbergen no Teatro Bradesco.


Como não poderia deixar de ser diferente, Marko foi extremamente ovacionado pelo público e junto de Tuomas, apresentaram um set curto, mas de extrema significância, mesclando músicas próprias com covers. A interação com o público, feita por Marko, foi um outro ponto de destaque deste set acústico.



Set List Marko e Tuomas:

Crazy Train (Ozzy Osbourne)

Two Soldiers

Holy Diver (Dio)

The Islander (Nightwish)

Children of the Grave (Black Sabbath)


Por volta das 22h, o momento tão esperado chega. Tarja Turunem sobe ao palco e entoa Eye of the Storm, deixando em delírio o público que lotava a casa. Em seguida, são tocadas as músicas Demons in You, Die Alive, Diva e Shadow Play, esta última com Tarja ao teclado.



Ao fim desta, finalmente, o momento esperado por 19 anos chega, quando Tarja,

acompanhada de Marko Hietala contemplam por alguns momentos, o público que ovaciona o retorno aos palcos desta grande dupla. Juntos, cantam Dead to The World, Dark Star e a nova música Left on Mars, gravada pelo dueto e que não fora ainda lançada. Em seguida, cantam Dead Promises, Planet Hell e I Wish I had an Angel.


Fazendo um pequeno a parte, este que escreve a resenha é principalmente fotógrafo de shows e além da parte emotiva de estar vendo seus ídolos de adolescência juntos novamente, foi em I Wish I had an Angel, que o pit foi finalmente liberado (infelizmente por apenas 3 musicas), para poder executar seu trabalho de registros daquele grande momento.



Confesso que foi difícil me concentrar no meu trabalho de fotografia, enquanto Tarja e Marko, à menos de 5 metros de distância, cantava a plenos pulmões, uma das músicas mais marcantes da minha juventude. Passado este momento de grande êxtase e podendo novamente me concentrar 100% no registro fotográfico, pude ainda registrar em fotos I Walk Alone e Victim of Ritual. Infelizmente tivemos que sair do pit e continuar nosso trabalho bem mais distantes do palco, afinal, a casa estava extremamente lotada o que inviabilizada uma captura mais próxima.


Phanton of the Opera foi muito solicitada pelo público presente, mas infelizmente, não fazia parte do set deste show em São Paulo. O show teve continuidade com Innocence, Until my last breath e finalizou com Over the hill and far away, quando Marko voltou ao palco, ao lado de Tuomas Wainola.


Este sem dúvida, foi um show que correspondeu a todas as expectativas do público presente e deixou aquele sentimento de “quero mais e que o retorno seja breve”.


Set List Tarja e Marko

Eye of the Storm

Demons in You

Die Alive

Diva

Shadow Play

Dead to the World

Dark Star

Left on Mars

Dead Promises

Planet Hell

Wish I Had an Angel

I Walk Alone

Victim of Ritual

Innocence

Until My Last Breath

Over the Hills and Far Away




Comentarios

No se pudieron cargar los comentarios
Parece que hubo un problema técnico. Intenta volver a conectarte o actualiza la página.
bottom of page