top of page
  • Andre Santos

SOMBERLAND - Pest’Ology Full - Leght (2017)


Nacional

Heavy Metal One

O Brasil e seus Estados sempre vem nos apresentando excelentes bandas de Metal,e independente de seus gêneros e vertentes, apresentam ótimos materiais e no caso do álbum Pest’Ology, sendo o primeiro registro de estúdio da Horda Somberland, prova de um excelente registro para o Metal negro brasileiro. Depois de seu Ep “Dark Silence of Death”, de três faixas e mais uma lyric video de trabalho, a banda trás um novo marco a sua história, fechando ano de 2017 com seu novo álbum de estúdio (ah, vale ressaltar que a banda trouxe algumas composições do Ep, com uma nova roupagem, o que casou muito bem ao novo projeto).

Pest’Ology foi cuidadosamente produzido pela própria banda ao lado de Orland Junior, e o mesmo cuidou da masterização e mixagem feitas no Forest Studio, em Criciúma/SC,garantido uma ótima qualidade e uma boa clareza ao petardo, mas deixando as composições agressivas e cruas, e ainda soando tenebrosas como o gênero pede, com tudo isso o pacote se tornou sedutor e envolvente. Já a capa do disco traz a mensagem sobre a devastação da “Peste”, a mesma foi desenvolvida pelo mestre artista Marcelo Vasco da PR2 Design, que trouxe um lado bem sinistro a arte, deixando em clara evidência o “Mascote” ou a logomarca de Somberland, como o principal personagem.

Fica muito claro que neste segundo projeto do Somberland, as composições desenvolvidas por eles são primorosas, dando um toque bem soturno, demonstrando que o quarteto tem potencial incrível para agradar os necrobangers, e, já na abertura do disco em “Pest’Ology” faixa título do projeto, já fica claro o que horda tem a nos passar, a mesma trás consigo riffs crus e agressivos unido a um vocal rasgado e bem encaixados na harmonia. Em seguida a rapidez só vem a crescer na faixa “Here Has no Place for God”,onde as guitarras aqui se destacam através de suas melodias sombrias e gélidas.

Algumas das canções do Ep (que ganharam nova roupagem), estão presentes no álbum são “Fallen Angel” e “Forever Dark Wood”, onde as suas construções rítmicas estão incríveis, as nuances que as cercam vão do gélido ao desespero, dando um clima animal ao Full - Leght. Em seguida temos a “Dark Silence of Death”, a que justamente deu o nome ao seu Ep anterior. Este cântico é bem conduzido, se destacando no pacote, a condução é marcante, as guitarras bem elaboradas. Seguindo, temos um belo destaque no álbum, me refiro a “Wrath of The Tyrant”, que tem uma levada mais groove, onde as melodias aqui se conversam em dueto de guitarras, fora a cozinha muito bem conduzida, dando um bom clima no petardo. Dando sequência, temos mais uma do Ep presente no álbum, falo de “Into the Front”. Esta faixa tem a Lyric video de trabalho e a mesma começa com um pequeno interlúdio, mas logo a desgraceira vem ao nossos tímpanos, riffs rápidos são sedentos de fúria e ira no ponto certo.

As duas últimas do álbum trazem um clima mais puxado ao fúnebre: “Sadistic Instincts Arise” tem uma condução ótima e bem sacada mas melodias, e se pararmos para ouvir as melodias presentes no álbum, o grande destaque pode, se dizer com certeza que é a ...When Future no Matter”, que tem um harmonização bem climática.Sua introdução montada em um violão, logo ganha os acordes gélidos.O próprio cântico é uma viagem à parte, tenha certeza.

Bom como eu já tinha dito anteriormente na nota do Ep Dark Silence of Death, que era uma das apostas a se destacar na vertente do Black Metal, pois bem: o Somberland provou isso de fato em seu novo registro. Pest’Ology é prova de quanto a banda é capaz de fazer um trabalho surpreendente e deixando óbvio que a horda é versátil e pesada.

Tracklist:

1.Pest’Ology

2.Here Has no Place for God

3.Fallen Angel

4.Forever Dark Wood

5.Dark Silence kg Death

6.Wrath of the Tyrant

7. Into the Front

8.Sadistic Instincts Arise

9….When Future no Matter

SOMBERLAND:

E.Nargoth - vocal e baixo

D. Mortest - guitarra

Diavalus - guitarra

W.A.G. - bateria

Contatos:

bottom of page