top of page
  • Andre Santos

TUATHA DE DANANN – “The Tribes Of Witching Souls”


Selos: Heavy Metal Rock (https://hmrock.com.br)

Lançamento: 2019

Um dos maiores representantes do gênero Celtic Folk Metal disponibiliza mais um novo registro em sua discografia, que se somam aos quatro Full-Length. Com The Tribes Of Witching Souls 2019, se somam três Ep’s, que podemos até considerá-lo como um álbum, por seu total de faixas registradas, totalizando nove composições, sendo que duas delas são bônus, onde TUATHA DE DANANN agregou em seu novo projeto, que salienta ainda mais o estilo em nosso País. O Ep traz ótimas faixas e pontos líricos bem elaborados, demostrando muita qualidade musical, não só no instrumental, mas também no conteúdo que a banda vem apresentando ao longo de seus trabalhos. Então o The Tribes Of Witching Souls, justifica muito bem esta posição.

O Tuatha gravou o Ep no Braia Studio (em Varginha, Minas Gerais), já as mixagens e masterizações ficaram a cargo dos nomes: Brendan Duffey, Fabricio Altino (The Fab) e produção de Bruno Maia. A arte desenvolvida para The Tribes Of Witching Souls ficou a cargo dos ilustradores: Paulo “Coruja” Oliveira, Edgar Franco e Eduardo Vidiabos, além da banda trazer diversos convidados para dar um belo toque em suas composições, que se destacam em suas audições, somando em muito a sonorização dentro do conteúdo do Ep. (os mesmos serão mencionados ao fim do texto).

Se falarmos em conteúdo, o Tuatha aborda a deusa Danú e os personagens que antes foram ditos durante seus discos, além de referências à Brazuzan, e, também ao anão Finganforn, sendo um belo trabalho e sínteses a fantasias e histórias místicas. Os “Petardos” apresentam muito bem as raízes do Tuatha. Não tenho medo de dizer que os fãs vão aprovar o novo EP, e, quem não conhece a sonorização do TUATHA (hoje acho difícil quem não conheça), irá se surpreender com a música que os mineiros desenvolvem.

Partindo para as audições o EP, o mesmo agrada muito em sua dinâmica lírica. Além da banda desenvolver o gênero Celtic Folk, os músicos agregaram algumas pitadas mais agressivas puxadas para o Metal tradicional, com aqueles riffs encorpados de encher os olhos. O próprio título do Ep abre os serviços de forma bem encantadora e harmoniosa. “The Tribes Of Witching Souls” é uma bela composição. Mas, ao meu ver, as coisas começam me agradar a partir de “Turn”, que além da mesma ter uma pegada Folk em seu contexto, a composição apresenta ótimos elementos em seus encaixes líricos, ótimos acordes, fora o trabalho dos vocais que dão um belo destaque a composição, te levando a outra atmosfera.

Já a terceira faixa tem um ar bem Céltico na construção harmônica, ainda mais com os vocais presentes de Daisa Munhoz, onde a composição “Warrior Queen” só ganhou com essa soma. As guitarras e vocal dão um aspecto de guerra no desenvolvimento da composição (ótima faixa).

Em “Conjura”, temos uma puxada mais agressiva na parte harmoniosa do EP. Como tinha mencionado nos parágrafos acima, os elementos do tradicional Metal são muito evidentes na composição, que enriquece muito a dinâmica de todo EP, dando muito gás ao registro.

Já em “Your Wall Shall Fall” tem todos os elementos que a banda desenvolve em seu contexto, mas com uma variação bem puxada para o Metal tradicional em certas passagens, e, nos vocais temos a participação de Martin Walkyier (ex - Skyclad e Sabbat), considerado como grande letrista segundo o jornalista já falecido Detlef Dengler (Metal Hammer).

Outcry” não foge muita da linha Folk, tendo uma levada bem bacana e encantadora ao mesmo tempo, por sua harmonização. Já a próxima faixa se destaca por sua levada TRIBAL, ou até posso dizer que tem algo até bem Viking na composição. “Tan Pinga Ra Tan” traz a participação de Fernanda Lira (Nervosa), onde considero uma das canções mais tesudas do Ep. A canção se destaca por todo o seu contexto. A mesma fecha o ciclo do novo registro do Tuatha, pois as próximas seguintes são bônus.

Rhymes Against Humanity” é uma demo de 2014, presente no registo do Ep, e, para fecharmos a audição do Ep temos a faixa título “The Tribes Of Witching Souls” em instrumental (demo), totalizando nove faixas dentro do registro. Como tinha dito antes, poderíamos até considerá-lo com um Full.

Participações Especiais: Fabricio Altino; Rodrigo Abreu; Alex Navar; Nathan Viana; Martin Walkyier; Jacqueline Taylor; Fernanda Lira; Nita Rodrigues; Diasa Munhoz; David Briggs; Rafael Salobrena e Dana Russi Maia.

The Tribes Of Witching Souls sem sombra de dúvidas é um belo registro feito pela banda. Todos merecem ter este novo registro em mãos, porque o Ep está excelente. Só faço uma pequena crítica ao encarte do Digipack, que deveria ter um encaixa melhor, pois o corte onde prende o mesmo, pode gerar orelhas e deformidades com sua manipulação. Fora isso, o trabalho está incrível. PARABÉNS Tuatha de Danann pelo novo registro!

Tuatha De Danann é formado por :

Bruno Maia - Vocais, guitarras, bouzouki, banjo, violão, flautas

Giovani Gomes - Contrabaixo & Vocais

Edgard Brito – Teclados

Tracklist de The Tribes Of Witching Souls:

The Tribes Of Witching Souls

Turn

Warrior Queen

Conjura

Your Wall Shall Fall

Outcry

Tan Pinga Ra Tan

Bonus Track:

Rhymes Against Humanity (Demo 2014)

The Tribes Of Witching Souls (Demo Instrumental)

Acompanhem o Tuatha de Danann, em :

Sesc Belenzinho 08/02/ 2019 (Warrior Queen) vídeo de Willian Kotzo:

bottom of page